09/09/2025  18h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
09/03/2008 - 08h09
Reunião do PMH no Ubatumirim na visão do Sindicato
Inês de Sá
 
Agricultura em Ação

Ezequiel dos Santos representou o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba, Região e Bertioga (STTR) na reunião em Bragança Paulista, onde foi discutido o Programa de Microbacias Hidrográficas do Estado de São Paulo.

Segundo seu registro das falas do prefeito daquele município, João Afonso, e do secretário Estadual de Agricultura, João Sampaio, pode-se reafirmar que o STTR, desde 2003, não estava errado em apoiar e solicitar do prefeito da época o apoio sem restrições ao Programa. "Nem tanto pelo que representa de recurso material ao agricultor familiar, mas particularmente pelo que representa como filosofia de trabalho", afirma Naídes Alves de Lima, conselheira do STTR.

A microbacia dos rios Iriri, Onça e Ubatumirim abriga cerca de 33% das Unidades de Produção do Município e a maior comunidade de remanescentes de caiçaras, que, à duras penas, mantêm-se ainda produtivos.

A Secretaria Estadual de Agricultura, que em sucessivas gestões vem demonstrando desinteresse em equipar a Extensão Rural - da qual depende diretamente o êxito a Agricultura Familiar -, desta vez afirma que disponibilizará recursos para não interromper o Programa enquanto o novo convênio com o Banco Mundial se concretiza. "Isso é uma boa notícia para os agricultores", acrescenta Tadeu Mendes, administrador do STTR.

Em que consiste o valor dessa "filosofia de trabalho" enxergada pelo STTR?

Um exemplo concreto ajudará a responder.

Nos muitos impasses criados pela gestão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente no Núcleo Picinguaba para liberar os Licenciamentos de Cultivo no triênio 2006/2007/2008, foi assimilado e assumido pela direção do Núcleo que o PIP (Plano Individual de Propriedade) é uma peça necessária ao licenciamento e assim admitiu a necessidade de futuro sustentável também para o produtor.

Por que?

Porque o PIP é de fato um Planejamento Integral, pois contempla também a sustentabilidade econômica da propriedade e a reprodução da atividade econômica-social da família proprietária.

Temas futuros

Em breve, o STTR trará para a discussão outros temas como a "recategorização", que já se revela abertamente comentado nas rodas administrativas do poder intermediário. Também já está nas rodas do Sertão.


Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.