10/09/2025  03h41
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
29/03/2008 - 08h01
Tropas do bem não levam o Urso!
Seu Pedro
 

É mais do que natural, já até nos acostumamos. Costumo rebater o dito: “O homem é produto do meio”. E para não ficar vazia a lista de ditados, máximas e pensamentos; escrevo em seu lugar; “o meio é produto do homem”. O primeiro meio-ambiente foi concebido por Deus. A Bíblia diz que era o paraíso. Nosso primeiro avô devia só ter feito a coisa certa, mas mandou a vovó Eva virar para pegar a maçã, e aí a cobra entrou na história. Parece que aí começa o gosto da humanidade pelo ruim. Não quer dizer que o ruim é ruim! Mas, não é bom!

Pensei que era só brasileiro que gostava de tortura, de cenas de violência. De pancada na cara – dos outros – e sacos de plástico enfiados na cabeça – também dos outros – cheios de água, como elementos de tortura. Só pensei, mas outros povos, que dizem ser mais civilizados, também gostam. Se bem que na Alemanha já tivemos o Holocausto e isto poderia explicar, ao menos, que a geração de hoje, longe da II Guerra, queira ressuscitar o nazismo, o triste nazismo que até eu, um brasileiro, filho de alemães, trago uma extrema repulsa. Para suavizar meu sofrimento, me consolo em dizer que Hitler era nascido na Áustria!

Mas o povo da minha origem ter gostado do filme “Tropa de Elite” e ter dado a ele o “Urso de Ouro”? O filme pode ser bom, realista, bem-fotografado, mas é uma apologia à violência! Pois é, parece que a quase totalidade do mundo adora violência. É a notícia que mais vende jornal.

Um filme com literatura e poesia ganharia tal honraria? Só um registro. Depois do lançamento do “Tropa de Elite”, as polícias, ou melhor, mesmo em pequenas e pacatas cidades, apareceram mais torturadores, ou torturadores que agora aprendem mais a técnica que já pensávamos ser do passado: a técnica de tortura.

É triste que o nosso mundo ainda pense que violência reduza a violência, que a tortura seja solução. Quem deve estar feliz é o nosso “Leão” da Receita Federal. Afinal, uma conquista destas gera bilheteria e vendas de DVDs (onde não haja pirataria), que gera lucro. Lucro gera impostos. Nesta bola de neve, é bem-vindo o Urso. Já quanto à maior freqüência de espectadores, nós que cremos em Deus, peçamos a ele que não nos traga violência doméstica e nas escolas, entre adolescentes e jovens empolgados. Eu fico frio na história.


Nota do Editor: Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, DRT-398/BA, editor do jornal Vanguarda, de Guanambi Bahia... É jornalista investigativo, escritor, poeta, e adepto do humor. Também conhecido como “Jornalista do Sertão”. E-mail: seupedro@micks.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.