09/09/2025  12h43
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
18/04/2008 - 15h00
Coluna em ordem
 
 
Carregar pouco peso e fazer exercícios físicos com freqüência ajudam a deixar a postura correta

Para se manter saudável e longe de problemas de postura, os médicos sempre recomendam, além de exercícios físicos, carregar pouco peso. Um tanto difícil, já que passamos muito tempo fora de casa e precisamos levar cada vez mais coisas em bolsas e mochilas. A moda, também contribui: as bolsas enormes - chamadas de maxi bolsas - acabam contribuindo para que mais peso seja carregado.

O excesso de peso pode acarretar diversos problemas de coluna como escoliose (desvio da coluna vertebral, que pode ser cervical, toráxica ou lombar), lordose (aumento da curvatura lombar) e a sifose, conhecida popularmente como corcunda, quando a pessoa joga os ombros para frente e distúrbios de crescimento, no caso de crianças. Esses desvios, se acentuados, além do mau efeito estético, pode ocasionar dores e outras complicações se não forem tratadas.

"Todos esses desvios são fáceis de resolver, desde que se realize alguma atividade para regular a postura. Além da fisioterapia, técnicas como Pilates, que fortalece e alonga os músculos e Rpg (reposição postural global) são muito eficientes nessa correção", explica o ortopedista do Hospital Nossa Senhora das Graças Dr. Renato Raad.

Outra medida que ajuda deixar a coluna em ordem é a prática de exercícios físicos freqüentemente, no mínimo, três vezes por semana e nunca esquecer de alongar-se antes e depois da atividade. "O alongamento prepara os músculos e relaxa o corpo. Exercícios sem alongamento podem causar lesões e deixar ligamentos e músculos sobrecarregados", explica o ortopedista.

O peso ideal que adultos e crianças podem carregar sem causar danos e lesões é entre 10 e 15% do peso corporal. "Pessoas com um bom condicionamento físico podem suportar até 20% do peso corporal", ressalta Dr. Renato. Porém, é importante ficar atento para a maneira correta de carregar bolsas e mochilas. "Revezar a bolsa nos ombros e carregar o mínimo de peso. No caso de mochilas, o ideal é carregar com as duas alças nas costas e uma cinta abdominal. Você distribui o peso e não sobrecarrega tanto as costas", esclarece o especialista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.