09/09/2025  06h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
06/05/2008 - 12h00
Pizzas CPI (Corruptus Politicus Impunis)
Antonio Brás Constante
 

A CPI (Corruptus Politicus Impunis) é uma consagrada marca de pizzas. Estas pizzas são produzidas em nosso País e têm um aroma único, pois sempre que são feitas sentimos um cheiro forte de maracutaias no ar. Possuem um sabor amargo para o povo brasileiro, mas para o paladar político elas dispõem do doce sabor da impunidade.

A receita das pizzas é bem simples, porém milionária. Pegue meia dúzia de políticos de qualquer partido e quebre o seu sigilo bancário. Depois adicione vários outros políticos na mesma panela. Não se preocupe em escolher se são de direita ou de esquerda, já que são todos: “farinha do mesmo saco” (e toda pizza precisa de farinha). Tente primeiramente misturá-los com doses cavalares de ética, moral e honestidade e bata bastante em suas consciências para ver se entra alguma coisa em suas cabeças, sempre cuidando de sua carteira para não sumir durante o preparo.

Mexa bem na história política deles, para levantar toda podridão que fica escondida no fundo de suas vidas. Continue mexendo até conseguir uma pasta bem homogênea. Ao conseguir esta pasta, retire seu conteúdo (documentos sobre desvios realizados em obras públicas, favorecimentos ilegais, notas de pagamentos ilícitos etc.). Você vai perceber que o recheio utilizando nestas pizzas dispõe do mesmo enchimento já encontrado em cuecas de outros políticos, como propinas recebidas de empreiteiras etc. Ou seja, ali se encontra muito, mais muito dinheiro sujo. Mas tome cuidado, senão todo processo dará errado e você acabará sendo o único processado.

Para poder manusear a pizza tem-se que primeiro molhar as mãos... De senadores, deputados, ministros etc. Outro cuidado importante para conservar a saúde e o mandato, já que a tal pizza é extremamente suja e lamacenta, é o de lavar as mãos (assim como fez Pilatos), sempre que escutar reclamações sobre algum suposto envolvimento não comprovado de sua parte ou quando lhe acusarem de também ter colocado a mão na massa.

A pizza tem de ser preparada em fogo brando e principalmente com uma comissão de inquérito mais branda ainda, para que ninguém saia queimado, caluniado ou cassado.

Esta pizza é o símbolo que alimenta a corrupção do Brasil. Em contrapartida, também causa desnutrição em boa parte da população, que assiste faminta ao dinheiro de suas contribuições sendo partido em fatias, para alimentar partidos e patifarias.

A pizza faz sucesso, porque o povo se esquece que foi com o fermento de seu voto que ela foi criada. Felizmente, algumas coisas estão mudando em nosso País, de forma lenta, porém visível. É pura ilusão acharmos que toda uma história de corrupção enraizada e institucionalizada possa ser mudada em apenas poucos anos. Mas mesmo com todos os erros que estão sendo mostrados, nota-se que pela primeira vez um forte movimento de mudanças está acontecendo. Algo que talvez consiga enfim alterar o conhecido cardápio de pizzas, trocando-o por algo que realmente possa sustentar as necessidades de nossa Nação.


Nota do Editor: Antonio Brás Constante (abrasc@terra.com.br) é escritor.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.