19/05/2024  05h20
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
07/05/2008 - 06h11
Um debate sobre Ubatuba
Guilherme Ferreira de Assis
 

Caro Celso de Almeida Junior

Como você fiz parte do conselho político de Pedro Tuzino nas eleições passadas. Tivemos pouco contato, mas pude perceber sua gentileza e educação no trato com todos naquela campanha. Tenho respeito e admiração por sua conduta. Mas discordo democraticamente de algumas colocações feitas em seu artigo (Eleição). Considero que a administração Eduardo Cesar tem alguns avanços em relação à administração do ex-prefeito Paulo Ramos. Porém considero tímidas e insuficientes para colocar Ubatuba onde ela merece estar. Falta transparência e planejamento no trato da questão pública. Vamos ao debate ponto por ponto.

O projeto cicloviário prescinde justamente do principal: planejamento. Falta pensar as ciclovias e o trânsito de automóveis como um todo. Posso dar dois exemplos: para se ter acesso à ciclovia da rua Liberdade o ciclista que vem pela avenida Guarani sentido Itaguá-Centro tem obrigatoriamente que entrar pela contra-mão, tornando aquele acesso perigoso. A ciclovia da Leovigildo Dias Vieira (Itaguá) é uma temeridade. Inúmeros acidentes acontecem naquele trecho envolvendo ciclistas, pedestres e automóveis. A questão de segurança passa ao largo nesta avenida importante da cidade.

Em relação às novas escolas sabemos que o orçamento da Educação é polpudo. As outras administrações também construíram escolas. A questão é saber quanto custou o metro quadrado e se o dinheiro público foi bem gasto. O ex-secretário de Educação da gestão Paulo Ramos, afirmou em mais de um artigo que o valor do m² das escolas construídas na atual administração é bem superior aos praticados anteriormente. Será verdade?

Em relação ao zelo pelas praças concordo em parte. A Treze de Maio me parece bem cuidada, mas existem outras como a do Aeroporto sempre com entulho e mato crescido e a do Cristo no bairro do Itaguá - que foi reurbanizada pela Sabesp - e se encontra abandonada, sem a manutenção necessária.

Em relação ao congelamento, concordo com a medida. Absolutamente necessária para o município. Porém a questão aqui como em outras intervenções da Prefeitura é a forma como foi realizada. Faltou planejamento e uma alternativa para aquelas famílias que perderam seus imóveis.

A implementação de núcleos esportivos é um aspecto positivo da administração municipal atual.

Em relação ao combate e controle da dengue a administração Eduardo Cesar foi um desastre. Celso de Almeida talvez tenha se esquecido da epidemia que assolou nossa cidade o ano passado e o que isso representou para a economia do município. Agravando a situação soubemos pela mídia que a administração não utilizou uma verba do Governo Federal destinada para o controle de epidemias. Talvez se a verba fosse utilizada a cidade não sofreria com a dengue.

Outra questão delicada é em relação à Santa Casa. Sabemos que a dívida aumentou exponencialmente a partir do momento em que ela foi "municipalizada". Os serviços e atendimento na melhor das hipóteses ficaram na mesma. Soube de diversas pessoas do ramo que aconselharam o Prefeito a não "municipalizar" a Santa Casa. Tecnicamente acarretaria em custo maior para manutenção da mão-de-obra e dos serviços de atendimento a população. Soube até que a atual gestão quis devolver a Santa Casa à Provedoria. Será verdade?

A sede do Corpo de Bombeiros é bem-vinda, ainda que algumas pessoas discordem da localização. Se houver uma emergência na temporada a saída tanto para a rodovia quanto para o Centro ficam comprometidas.

Em relação aos cruzeiros, apesar da promessa de maior número de paradas em Ubatuba (foram duas ao todo), estes podem trazer bons dividendos para a cidade num futuro próximo. Essas primeiras visitas frustraram um pouco o comércio. Parece que a relação custo-benefício ainda esta muito "custosa". Mas há de se louvar a intenção de incluir Ubatuba no roteiro dos cruzeiros marítimos. O que não podemos é achar que os navios são a solução para o pífio turismo da cidade. Outras questões relevantes foram colocadas de lado.

Em relação ao Centro de Convenções não entendi o que quer dizer "a regulamentação para a conquista do Centro de Convenções". Já temos a verba para a construção?

Enfim meu caro Celso, concordo em gênero, número e grau sobre a importância de realizarmos uma campanha política de alto nível. Sou absolutamente contrário a ataques pessoais e baixarias. Sei que o partido ao qual sou filiado (PSDB) e seu pré-candidato à prefeitura Sérgio Caribé, conjugam deste mesmo verbo.

Espero ter contribuído para o debate de idéias.

Um abraço

Guilherme Ferreira de Assis
guilhermeassis@hotmail.com

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.