09/09/2025  06h19
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
25/05/2008 - 10h10
O português é o culpado
Seu Pedro
 

Era um sábado para transcorrer normal. Seria um dia daqueles em que o quase silêncio da rua, só quebrado por algum mal-educado que pensa que buzina é campainha domiciliar, me faria dormir até depois do sono acabar. Raramente só na cama me traz vontade de ali ficar, além da necessidade do organismo em dormir. Deixei de atender aos chamados de “vem meu amor tomar café”. Pareceu-me que nunca a cama esteve tão gostosa sem que tivesse nela alguma companhia.

Tudo transcorria na sublime paz, quando, afoitamente, a adjunta do lar entra escandalosamente, vinda do quintal, anunciando que havia quebrado a bacia. Pulei da cama, pronto para vestir uma roupa por cima da cueca e levá-la ao hospital, não sem antes pegar o talão de cheques. Segundo depois da adjunta, entra a rainha do lar, e diz que ela não se preocupasse, pois compraria outra. Foi então que entendi que a bacia quebrada não tinha sido a de ossos internos da esbaforida mulher, mas uma bacia de louça, comprada para dar banho na minha pequena neta, quando ela viesse nos visitar.

Reuni nos meus pensamentos uma série possibilidade, à procura de culpados de tão grande confusão. “Eureca! Foi o português!” Bastou que eu apontasse o culpado para que, da lavanderia, ouvisse gritar: “Tudo de errado que acontece nesta rua sou eu. Mas hoje confesso que nada tenho a ver”. Ora bolas, se ele nada tem a ver, por que veio ver? Ainda mais eu que eu nada tenho a haver com ele. Minhas roupas são lavadas em casa, e os ternos, quando lavados externamente, eu pago à vista.

Foi então que reforçou a minha tese, de que tudo é culpa do português; um idioma rico que faz acontecer uma pobreza daquelas. Onde já se viu bacia de louça, de alumínio ou de osso? Poderíamos chamar de alguidar, alquidar, ababá ou qualquer nome assim, ao se referir àquela peça de cerâmica. Eu não teria me levantado naquela manhã. Por culpa do idioma português, derramei uma bacia de pensamentos gostosos, dos prazeres que aquela cama macia já me dera nos anos de vida, de casado e de amor.


Nota do Editor: Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, DRT-398/BA, editor do jornal Vanguarda, de Guanambi Bahia... É jornalista investigativo, escritor, poeta, e adepto do humor. Também conhecido como “Jornalista do Sertão”. E-mail: seupedro@micks.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.