09/09/2025  06h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
25/05/2008 - 13h00
Os problemas que a má nutrição pode trazer
 
 

Nos dias de hoje a idéia de que absorvemos tudo o que comemos é totalmente infundada. O que acontece é que mesmo as pessoas que dizem comer bem, podem não estar tendo a assimilação correta dos nutrientes dos alimentos consumidos, causando assim uma deficiência nutricional que pode afetar todo o funcionamento organismo.

O caso é que problemas como esses são muito comuns entre a população mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 70% das mortes nos países desenvolvidos são atribuídas a ataques cardíacos, câncer e acidentes vasculares (derrames) sendo que, 50% das causas dessas doenças estão relacionadas ao desequilíbrio nutricional, ou seja, à má nutrição.

De acordo com o médico nutrólogo Maximo Asinelli, independente das pessoas seguirem à risca um determinado plano alimentar, ainda assim podem surgir deficiências nutricionais. “Nem sempre os alimentos consumidos possuem realmente as quantidades de vitaminas, minerais, proteínas e outras substâncias necessárias para o corpo”, diz o especialista.

Asinelli é o autor do livro “O mundo mudou, a comida também”, que fala sobre o uso de agrotóxicos e adubos químicos nas lavouras, e o mau que esses produtos causam aos alimentos ali cultivados. Esta é uma das principais causas que geram a desnutrição.

“Os alimentos não orgânicos hoje não nutrem mais como os de algumas décadas atrás”, completa o nutrólogo. O fato é que as expectativas futuras estarão totalmente fixadas na biotecnologia e nos alimentos transgênicos (os quais sofreram modificações genéticas).

Uma grande vantagem que a biotecnologia pode nos trazer, é que além de favorecer no aumento da produtividade dos alimentos, poderá aumentar os ganhos nutricionais e talvez conter substâncias funcionais que favoreçam a prevenção e também o tratamento de doenças.

As primeiras plantas a passarem por essa modificação, denominada transgenia, foram: o tomate, a soja, a batata e o milho. A alteração em cada um varia desde controlar seu amadurecimento até tornando-os tolerantes a certos herbicidas e a alguns inseto-pragas.

Muitos questionamentos ainda serão formulados, mas a pesquisa na área da biotecnologia é fundamental para que os problemas de nutrição não se acarretem no futuro. Enquanto ele não chega, o principal foco ainda é: como fazer para manter uma alimentação não excessiva que nutra de forma correta. Abaixo seguem dicas do médico para a prevenção de alguns problemas.

Frutas

• A amêndoa age no baço/pâncreas, estômago e nos rins. Contem carboidratos, sais minerais (fósforo, cálcio e ferro) e vitaminas (B, C e D) além de proteínas e lipídeos. É um antioxidante natural. Tonifica o sangue e fortalece tendões e ossos.
• A pêra contém água, carboidratos, vitaminas A, B e C, sais minerais (potássio, cálcio, sódio, fósforo, enxofre, silício, magnésio e ferro). Possui sabor doce, ligeiramente ácido, é refrescante e age no pulmão, estômago e coração.
• A polpa do abacaxi é bastante aromática e de paladar acentuado, cujo sabor é doce, ácido e de característica refrescante. Age no tubo digestório e no pulmão. Tem como funções: dissolver a mucosidade, facilitar a digestão e apaziguar o calor.

Vegetais

• A berinjela nutre, alivia dores, refresca, desfaz inchaços, fortalece a pele, aumenta a força física. Previne o endurecimento dos vasos sanguíneos. Faz baixar a taxa de colesterol sanguíneo.
• A cebola fortalece os vasos sanguíneos, é antialérgica e protege o fígado.
• O tomate produz liquido orgânico, tonifica o estômago e favorece a digestão.

Diversos

• O óleo de girassol combate a tendência à hipertensão arterial.
• O mel é um alimento altamente calórico e facilmente absorvido pelo organismo, não devendo ser consumido por diabéticos e nem pessoas que fazem dietas para perda de peso.

Ainda assim Maximo ressalta que somente o uso de alguns alimentos que ajudam no melhor funcionamento do organismo podem não ser suficientes, e que a melhor forma de manter um equilíbrio nutricional é utilizar suplementos que possam suprir as necessidades de cada um.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.