09/09/2025  03h25
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
30/05/2008 - 14h01
Impressões que tenho, aqui do Vale
Ednelson Prado
 

As movimentações em busca de alianças e apoios já se iniciaram há algum tempo. Uns saíram na frente, outros ainda buscam espaço, mas o certo é que a aproximação do prazo para a realização das convenções partidárias deve promover uma corrida pelas definições.

Alguns nomes são naturais nessa disputa: Eduardo César, o atual prefeito e que vai a busca da reeleição; Paulo Ramos, ex-prefeito e que vai a busca de um terceiro mandato.

Quanto ao primeiro, em uma visão particular, tem a seu favor um mandato que resultou em uma Ubatuba diferente. Claro que os opositores apontarão as mais diversas falhas (mesmo porque, uma oposição historicamente como a de Ubatuba, que quase nunca foi propositiva e sim crítica, e uma crítica pela crítica, apenas), mas quem olha de fora, sem a paixão partidária pode observar que as mudanças foram visuais e conceituais.

Hoje, há quatro anos de volta ao Vale, realizo meu trabalho em emissoras da região, em contato com políticos, empresários, profissionais liberais, ou seja, turistas que freqüentam Ubatuba corriqueiramente, e praticamente todos ressaltam o fato de Ubatuba ter apresentado, ao longo dos últimos anos, uma administração sóbria, com obras e sem escândalos. Eu, particularmente, acho que este é o maior mérito do atual prefeito, a retirada de Ubatuba das páginas policiais.

Mas voltando à análise, passemos agora ao segundo pré-candidato citado, o ex-prefeito Paulo Ramos. É um nome natural à sucessão, mas que tem contra si justamente o fato de ter sido responsável por grandes escândalos, que colocaram a cidade na mídia de forma bastante negativa, o que prejudicou em muito a imagem de um município de grande potencial turístico que precisa se manter em destaque de forma positiva; e olha que pelas naturezas naturais que possui, isso nem seria tão difícil assim. Fala-se muito que o povo tem memória curta. Até acho que sim, afinal, parece que muitos se esqueceram do escândalo do Passat, do grande bingo realizado nos anos 90 para a construção de um hospital que nunca saiu do papel; projeto irregular de doação de uma área para o sindicato dos funcionários públicos de Lorena; isso sem falar nos processos que ainda tramitam na justiça contra o ex-prefeito. Para este ano, para estas eleições, parece que a justiça eleitoral não vai aceitar a candidatura de políticos que respondem a processos judiciais. Se isso ocorrer, o que seria bom (mas o que é pouco provável), o quadro muda e a disputa ganha outras configurações, e Ubatuba corre o risco de perder um de seus prefeituráveis, o que eu, particularmente, não vejo como perda, mas como um grande ganho.

Além desses dois nomes, surgem ainda algumas outras possibilidades. Uma delas é Sérgio Caribé, empresário, que desde a última eleição se coloca como possível candidato. Ocorre que ele se coloca como possível, mas não se define como tal. Neste caso, inclusive, a indefinição parece marca recente do PSDB, vide a situação de Alckimin nas últimas eleições presidenciais e na disputa, agora, pela prefeitura de São Paulo. Com a demora para que o PSDB local defina seu candidato - porque apesar da pré-convenção, sabe-se que circulam conversas sobre outros nomes do partido para concorrer à prefeitura, inclusive do presidente Rogério Frediani - demora-se também para o início da pré-campanha, o que pode acarretar prejuízos significativos. A coligação com o PTB parece interessante, mas Tato já observa toda essa indefinição e pode dar outro rumo aos acontecimentos. Aliás, a figura do Tato é interessante. Uma pessoa séria, inteligente, bem articulada, não há dúvidas. Só não consigo enxergá-lo, ainda, como uma liderança política tão forte como ele e seu grupo se colocam. Afinal, de onde vem tanta representatividade? Confesso que ainda não descobri, pois não foi vereador, suas votações não foram tão expressivas, no passado. Está aí, algo que não consigo entender.

O PT pode lançar um candidato próprio. Maurício Moromizatto seria o nome. Aliás, um nome bastante interessante, mas talvez não neste momento. Como político, pelo pouco que conheço, me parece bastante sério. Como pessoa, não há dúvidas, um homem de caráter, o que é um atributo importante, nos dias de hoje. Salvo um engano de minha parte, porém, sua candidatura seria apenas um balão de ensaio para 2012. Sabemos que o PT tem uma militância forte (mesmo depois do desgaste do partido nos últimos anos), mas faltaria algo ainda para estas eleições. Talvez, esse balão de ensaio seja até uma precipitação. Um risco que deve ser calculado com carinho pelo partido.

Aliás, sobre isso, conversei com o presidente do PT em Taubaté, Salvador Soares, que é também o coordenador regional do partido nestas eleições. Gente muito boa, Salvador me confessou que já esteve em conversa com o prefeito Eduardo César e pelo que me pareceu, gostou do encontro e achou interessante a proposta de aliança feita, mas, ressaltou que a decisão do pré-candidato do partido está sendo respeitada e mesmo que o PT regional quisesse, Maurício hoje não admite de forma alguma a aliança. E olha que, neste caso, vejo com ressalvas uma posição radical. Me passa pela cabeça, neste instante, que se o vereador Charles Medeiros não tivesse sido tão radical, poderia ser o vice na chapa de Eduardo César este ano e o candidato natural à sucessão em 2012. Há atitudes que precisam ser tomadas com cuidado, pois o bom político é o que vê muito à frente.

Bem, são as impressões que tenho aqui do Vale d Paraíba. Se estão certas, ou erradas, não sei, só sei que são impressões e opiniões.

E para encerrar, lembro que no “volta que eu voto”, só espero que Ubatuba não volte a freqüentar as páginas policiais. Melhor, que não volte, pra não correr o risco de receber votos e Ubatuba de tê-lo novamente no poder.

Ednelson Prado
Jornalista
ednelsonprado@srprado.com


Nota do Editor: O e-mail acima foi publicado sem edição. A “natureza antinatural” da difusa “opinião” faz com que nós, internautas, atentemos os “pára-quedistas” que surgem nas proximidades das eleições.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.