08/09/2025  10h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
03/06/2008 - 09h09
Soja: uma questão de estilo de vida
Cristina Martins
 

Ultimamente, muito se tem falado sobre a soja na prevenção das doenças do coração. Ela é fonte natural única de isoflavonas, que têm propriedades antioxidantes, entre outros benefícios para as veias e o coração. Além das isoflavonas, a proteína da soja, quando substitui as carnes, também pode reduzir o risco das doenças cardiovasculares em mais de 20%. Isso pode ocorrer através de uma combinação de mecanismos como: redução do colesterol total e da LDL (mau colesterol), aumento da HDL (bom colesterol), entre outros.

É reconhecido que a ingestão de 25 gramas de proteína de soja por dia, juntamente com outros cuidados alimentares e de estilo de vida, pode produzir esse efeito preventivo. Para conseguir ter um resultado positivo, é necessário incluir preparações ou produtos de soja em todas as refeições do dia.

Além de isoflavonas e proteína, a soja possui boa quantidade de fibras, que também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Outro efeito benéfico é que a soja, possivelmente, pode reduzir a hipertensão arterial.

Para alcançar a quantidade recomendada, a soja pode ser introduzida de várias maneiras na alimentação. Pode ser: em grão, carne de soja, proteína de soja em pó, farinha de soja, leite de soja, tofu (semelhante ao queijo comum), grão torrado (como aperitivo) e a manteiga de soja. O leite de soja pode substituir o leite comum, tanto puro quanto em preparações. O tofu pode ser incluído em muitas receitas, como macarrão oriental, saladas em outros pratos. Com a carne de soja podem ser preparados almôndegas, bolinhos, hambúrgueres e picadinho com hortaliças.

É importante, porém, verificar o conteúdo de gordura ao selecionar um produto de soja. Para fazer o efeito desejado, o produto deve ser rico em proteína, mas pobre em gordura.

É importante considerar que a soja pode não ser hábito alimentar para muitas pessoas. Para aqueles que ainda não estão acostumados, vale a pena iniciar o uso dela lentamente, introduzindo-a na dieta alimentar algumas vezes por semana e aumentando a freqüência gradativamente. Além das lojas de produtos naturais, cada vez mais os supermercados estão oferecendo opções de novos e inovadores produtos elaborados com soja. Enfim, pela saúde de seu coração, vale a pena explorar mais as prateleiras quando você for às compras!


Nota do Editor: A Drª Cristina Martins é nutricionista, mestre em Nutrição Clínica e doutora em Ciências Médicas. Ela é especialista em Nutrição Enteral, diretora da NUTRO Soluções Nutritivas e fundadora do Instituto Cristina Martins de Educação em Saúde.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.