08/09/2025  09h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
14/06/2008 - 18h08
Dentes separados afetam a estética
 
 

Atualmente, o fator predominante para aceitação da sociedade moderna é a boa aparência. A imagem tornou-se o cartão de visita. No entanto, não estamos livres das imperfeições hereditárias e de problemas causados por hábitos pessoais. Uma imperfeição estética que é muito comum e incomoda é o diastema - dentes separados.

O espaço existente entre os dentes é causado, muitas vezes, por uma herança genética, má oclusão dentária (má posição dos dentes que acarreta a falta de contato entre os correspondentes), movimento de deglutição anormal e maus hábitos, como empurrar os dentes com a língua. Todavia, a perda ou extração de incisivos também são fatores que contribuem para ocasionar diastema, ou seja, os espaços somados a atividade mastigatória forçam os dentes a se abrirem.

O diastema pode ocorrer em qualquer lugar da arcada superior ou inferior da boca. "Existem os diastemas centrais, laterais e posteriores. Porém, os centrais chegam a incomodar mais por estar em uma região visível, comprometendo o sorriso e prejudicando a auto-estima", completa o Dr. Sidnei Goldmann (www.goldmannodontologia.com.br), implantodontista e pós-graduado em estética bucal.

A separação dos dentes na região central também pode ser ocasionada pelo freio labial. "Na fase pré-dental, existe uma prega de membrana mucosa que passa entre os dentes para ligar os lábios à parte superior da cavidade bucal e à medida que o desenvolvimento da dentição vai ocorrendo, normalmente, o freio labial migra para a margem gengival. No entanto, em alguns casos o freio apresenta-se forte e permanece entre os dentes sendo uma barreira para o encontro dos incisivos", alerta Goldmann.

Hoje, existem diversas opções de tratamento para o fechamento dos dentes separados: aparelho ortodôntico, restauração com resina, facetas de porcelana, próteses e implantes. Porém, para se alcançar um resultado rápido e esteticamente bonito os dentistas recomendam as facetas de porcelana. "O tratamento de diastema com facetas leva, em média, uma semana. Os espaços são preenchidos com capas de porcelanas no tom dos dentes. O resultado é um sorriso bonito e uma auto-estima recuperada", conclui Goldmann.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.