08/09/2025  06h20
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
07/07/2008 - 05h41
Do inferno para a liberdade
Rodrigo Constantino - Parlata
 

A complacência de hoje é paga com a angústia de amanhã; e se ela persiste, com o sangue de depois de amanhã.” (Suzanne Labin)

“Uma manhã chuvosa, como a minha alma”. Assim Ingrid Betancourt inicia a carta que escreveu em 2007 no cativeiro, e que chegou aos seus familiares após a prisão de guerrilheiros das Farc em Bogotá. Ela estava seqüestrada desde 2002 pelos guerrilheiros marxistas, e seus relatos serviram para despertar o mundo para a situação caótica dos reféns mantidos pelas Farc. Seu desespero era tão grande, que ela passou a ver a morte como “uma opção amena”. A distância de seus filhos foi descrita como um veneno em sua infinita solidão, “como se me injetassem cianureto nas veias, gota a gota”. Ela escreve que parou de comer, e que não sentia mais vontade de nada, pois o melhor é não querer nada, “para pelo menos ficar livre de desejos”, já que a resposta dos guerrilheiros era ‘não’ para tudo. “A vida aqui não é vida, é um desperdício lúgubre do tempo”, ela desabafa na carta emocionada. Todos “são obrigados a dormir no fundo de um buraco qualquer, deitados em qualquer lugar, como animais”. Felizmente, todo esse enorme sofrimento chegou ao fim para Ingrid, que foi resgatada pelo Exército colombiano.

Após ser resgatada junto com um grupo de 14 reféns, Ingrid deu um depoimento onde agradeceu a Deus e aos soldados da Colômbia pela “operação impecável” dos militares. Os agentes se infiltraram nas Farc e se disfarçaram usando camisetas de Che Guevara, ídolo dos terroristas. As Farc já vinham sofrendo várias derrotas por causa de uma ação mais dura do governo Uribe, incluindo o ataque na fronteira do Equador que resultou na morte do segundo homem na hierarquia do grupo. Nessa operação, ocorreu a apreensão do computador com importantes dados das Farc, como a milionária quantia de ajuda acertada com o governo Chávez. Fora isso, o líder dos guerrilheiros, Manuel Marulanda, morreu, representando mais um duro golpe contra os criminosos. O cerco foi se fechando, e alguns guerrilheiros se entregaram. As Farc estão, finalmente, desmoronando, depois de mais de 40 anos espalhando o terror pela Colômbia. A brilhante operação que libertou Ingrid e outros reféns representa praticamente um xeque-mate para os guerrilheiros financiados pelas drogas. Tomara que o golpe final não demore! Afinal, vários reféns ainda estão sob o domínio dos guerrilheiros.

O governo Uribe está de parabéns, assim como os militares envolvidos no resgate. Uribe tem lutado praticamente isolado contra os guerrilheiros, já que muitos presidentes latino-americanos são aliados ou obsequiosos com as Farc. O Foro de São Paulo, criado pelo PT de Lula e Marco Aurélio Garcia, ao lado do ditador Fidel Castro, tem dado inclusive declarações de apoio aos guerrilheiros. A resolução n° 9 do X Encontro do Foro diz “ratificar a legitimidade, justeza e necessidade de luta (das Farc)”. O governo Lula se recusa a definir as Farc como terroristas. Durante o governo de Olívio Dutra, o representante das Farc, Hernan Rodriguez, foi recebido pelo governador no Palácio Piratini. A revista VEJA trouxe denúncia da existência de documentos da ABIN relatando apoio financeiro das Farc para candidatos petistas. Sabe-se que as Farc celebraram a vitória de Lula nas eleições. A esquerda, de forma geral, prega sempre uma maior “negociação” entre as partes, ignorando que de um lado está o governo democraticamente eleito, e do outro um grupo de traficantes e seqüestradores assassinos. É como se defendessem uma negociação entre a polícia e Fernandinho Beira-Mar!

A esquerda francesa também pregava, na década de 1930, mais “conversa” com Hitler, e os comunistas exortaram os trabalhadores a abandonarem as fábricas bélicas pouco antes da invasão dos nazistas. A mesma esquerda costuma defender a diplomacia com terroristas, como se fosse possível debater com Osama Bin Laden num chá em Londres! No fundo, essa postura pode ser fruto da covardia em alguns casos, e da safadeza em outros, pois há alguma afinidade com os bandidos por motivos ideológicos. Tudo que é contra o capitalismo liberal e seu maior ícone, os Estados Unidos, passa a ser visto como um aliado. Nos Estados Unidos, costuma prevalecer a máxima de que com terrorista não se negocia. A atitude mais dura de Uribe contra as Farc merece, nesse sentido, fortes aplausos. Ela que tem sido importante no desmantelamento dos guerrilheiros. Não os discursos vazios e a retórica “humanista” dos presidentes esquerdistas que, no fundo, preferem as Farc ao governo de Uribe.

No Brasil, o que mais se aproxima das Farc é o MST, grupo de invasores criminosos que vivem com o financiamento de verbas estatais. São inspirados pelo marxismo também, e usam o mesmo tipo de ideologia para incitar a inveja e o ódio nas pessoas e partir para a pilhagem das propriedades privadas. O MST, o embrião crescido das Farb (Forças Armadas Revolucionárias do Brasil), tem agido impunemente, depredando propriedades, obstruindo o progresso, e doutrinando desde cedo as crianças em suas “escolas”, onde o marxismo é o dogma a ser seguido por uma seita fanática. Novamente, a esquerda é conivente com os criminosos, chamando-os de “movimento social”. Quando muito, criticam de forma tímida alguns meios, mas aprovam os fins. O MST ainda não tem o mesmo poder das Farc, mas vem crescendo, alimentado pelo próprio governo. É preciso cortar o mal pela raiz, e impedir esse avanço urgentemente. A primeira medida deveria ser cortar os recursos repassados para todas as ONGs ligadas ao movimento criminoso. A segunda medida seria atuar com rigor contra os invasores. O difícil é esperar isso de um governo cúmplice do movimento, quando o próprio presidente Lula veste literalmente o boné dos invasores.

Celebremos, a principal refém das Farc foi libertada pelo Exército colombiano, e os guerrilheiros estão mais perto do fim agora. Uma família separada pelos marxistas poderá se reunir novamente. Infelizmente, não é o fim do sofrimento para muitos outros que ainda são vítimas desses criminosos. Qualquer um que valoriza a vida e a liberdade tem a obrigação moral de condenar veementemente essa ideologia assassina. Os prisioneiros das Farc, assim como os prisioneiros de Cuba, do Zimbábue e da Coréia do Norte, dos regimes comunistas ainda existentes, têm o direito de serem livres também. E todos aqueles que ainda conseguem defender tamanha barbaridade, não passam de cúmplices desses seqüestradores. Sejamos francos: quem ainda prega o comunismo não tem caráter! Ingrid Betancourt saiu direto do inferno para a liberdade. Esses safados desejam o contrário para todos nós: tirar nossa liberdade e nos lançar no inferno!


Nota do Editor: Rodrigo Constantino é economista formado pela PUC-RJ, com MBA de Finanças no IBMEC, trabalha no mercado financeiro desde 1997, como analista de empresas e depois administrador de portfólio. Autor de dois livros: Prisioneiros da Liberdade, e Estrela Cadente: As Contradições e Trapalhadas do PT, pela editora Soler. Está lançando o terceiro livro sobre as idéias de Ayn Rand, pela Documenta Histórica Editora. Membro fundador do Instituto Millenium. Articulista nos sites Diego Casagrande e Ratio pro Libertas, assim como para os Institutos Millenium e Liberal. Escreve para a Revista Voto-RS também. Possui um blog (rodrigoconstantino.blogspot.com) para a divulgação de seus artigos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.