08/09/2025  07h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
27/07/2008 - 07h17
Lipoaspiração ou abdominoplastia?
Carla Furtado
 

Mulheres que já tiveram filhos dificilmente escapam da flacidez na região abdominal. Com a idade, a musculatura perde força e o excesso de pele na barriga destrói os contornos da região, principalmente da cintura. Para elas, uma boa opção de cirurgia plástica é a abdominoplastia, que devolve à parede abdominal o aspecto perdido na gestação. Essa cirurgia pode ser complementada com a lipoaspiração, que garante uma silhueta. Quando isso acontece, em geral os cirurgiões optam pela lipoabdominoplastia, quando os dois procedimentos são realizados de uma única vez.

"Durante a gravidez, o aumento na cavidade uterina pode fazer com que a musculatura sofra alterações. As massas musculares se afastam da linha média (linha vertical que passa pelo umbigo) e os grupamentos musculares se fundem, causando a flacidez", explica o cirurgião plástico Fausto Bermeo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A abdominoplastia devolve principalmente a cintura perdida. Os músculos retos abdominais são reaproximados com fios de sutura e o excesso de pele é retirado. Dr. Fausto ressalta que esse tipo de cirurgia deve ser feito principalmente em mulheres que não desejam mais engravidar. "Para pacientes que nunca engravidaram e que fazem ginástica, mas não conseguem perder a gordura localizada, a lipoaspiração é suficiente. Até porque a abdominoplastia deixa uma cicatriz, o que não acontece com a lipo", afirma Dr. Fausto, acrescentando que em mulheres que já fizeram cesariana, a cicatriz pode ser feita no mesmo lugar da que já possuem.

Nova tendência - Como muitas mulheres preferem se submeter aos procedimentos cirúrgicos de uma única vez, os cirurgiões também têm realizado a lipoabdominoplastia. Além de ter um custo menor, a paciente melhora a musculatura e garante o contorno de todo o tronco, incluindo barriga, costas e cintura. "Estamos com cânulas cada vez menores, tornando os procedimentos menos invasivos. Com as duas opções é feito um trabalho completo e a chance da paciente ter o resultado esperado é maior", afirma o médico.

Dr. Fausto lembra que só o cirurgião pode avaliar qual procedimento é melhor para cada indivíduo. "É importante que o paciente converse bastante com o médico, que deve ser filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele deve esclarecer todas as dúvidas antes da cirurgia", conclui o especialista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.