08/09/2025  06h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
29/07/2008 - 09h00
A refamíla reformando a escola
Demétrio Sena
 

Precisamos pensar, como educadores que somos, em um projeto para a família. Estamos no tempo em que a escola precisa ser, de forma bem acentuada, aquela velha extensão do lar, sem as distorções que a marcaram. Reconheçamos que o mundo contemporâneo está descaracterizando a família. Isto vem se refletindo na escola de uma forma que preocupa. Vemos se afigurando a cada dia uma geração robotizada, isenta de laços e vínculos. De afeto e de compromisso. Chega o ponto em que nada é visceral. Tudo é supérfluo, sem compromisso e calor. Sem origem nem ponto de chegada.

É a falta que a família faz, ao deixar de ser ícone; porto; norte. Por causa disso, a escola perde muito de sua identidade, fica desbaratada e é bem mais difícil trabalhar sobre valores essencialmente humanos. O amor, o compromisso afetivo e social, os conceitos de cidadania, país e conjunto ficam falhos, ao faltar o conceito ideal de família, endossado na escola. Endossado e, se possível, adoçado. Urge agora o projeto da refamília. Do recomeço e da rechamada.

Para que as casas voltem a ser mais do que meras casas. Simples antros de ajuntamento de familiares. Caixas de parentesco em exercício de consangüinidade sem os atributos sadios de cumplicidade mais profunda e presente. Só esse projeto é capaz de representar a volta de uma escola mais humana. Mais pessoal. Umbilical. Se a velha escola tem seus defeitos, entre eles os da truculência e a tirania, não podemos continuar permitindo que o oposto, na nova escola, extirpe com os tais defeitos - que têm que ser extirpados - o elo que deve unir escola e lar.

Em ambas as escolas há vícios e virtudes, e essas últimas devem ser justapostas para uma educação global, mais próxima da perfeição que, bem sabemos, é inalcançável. Tudo será bem melhor, se a escola se reconciliar de vez com a família, na busca do novo.


Nota do Editor: Demétrio Sena é educador lotado no Colégio Estadual Alcindo Guanabara - Guapimirim (RJ). Palestrante. Membro da Academia Mageense de Letras.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.