07/09/2025  10h11
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
18/08/2008 - 16h10
Alimentos: quanto mais cores, melhor!
 
 

“Antes de tudo, comemos com os olhos!”, já diziam os mais velhos, que sabiam o que falavam! A verdade é que um prato colorido, além de induzir ao prazer da comida, também possui uma grande quantidade e diversidade de nutrientes.

Em uma refeição, quanto mais colorido for o prato, mais nutritivo ele será. A cor dos alimentos é uma ótima maneira de selecionar ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

Uma dieta colorida também pode controlar os excessos, pois quando se presta mais atenção à comida e se saboreia cada alimento, é possível perceber com facilidade o momento em que o ponto de saciedade é atingido.

Estudos relacionam a dieta variada e colorida com a boa saúde, e comprovam que a ingestão de alimentos de apenas uma cor aumenta a possibilidade de doenças.

As cores dos alimentos são determinadas pela presença de pigmentos, estas substâncias têm propriedades preventivas e protetoras contra diversas doenças.

“É possível conseguir uma maior oferta de nutrientes quando se varia ao máximo as cores e os sabores”, afirma Jane Lesse, responsável pelo Serviço de Nutrição do Incor Rio Preto. Um bom exemplo de dieta colorida é a cozinha japonesa, cujo aroma, cor e sabor dividem a mesma importância no preparo de cada prato.

Mas apesar da cor, aroma e sabor, a nutrição é o princípio que vem em primeiro lugar na culinária do Japão.

A comida japonesa, quando autêntica, é uma das mais saudáveis do mundo. E diferente de muitas culturas, os japoneses acreditam que o preparo de alimentos é uma arte e não uma simples atividade necessária.

“O colorido dos pratos e os cortes especiais desta culinária encantam os olhos de quem os consome”, define os empresários Eduardo Barbosa e Sueli Hyashida do Restaurante Mirai.

Cada cor, um benefício

Os grupos de cores dos alimentos podem ser divididos em seis grupos:

• Amarelo – A coloração alaranjada dos alimentos é em função do betacaroteno, que ao ser ingerido se transforma em vitamina A. Além de deixar a pele mais bonita, o excedente da vitamina fortalece o sistema de defesa.

Exemplos: Abacaxi, abóbora, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, limão-cravo, mamão, manga, maracujá, melão, milho, nêspera, pêssego, pimentão amarelo e tangerina.

• Branco – Os alimentos brancos possuem mais fibras que os outros, e em função disso evitam a prisão de ventre e inibem a formação de tumores no intestino.

Exemplos: Algas marinhas, alho, banana, batata, cebola, chuchu, cogumelo, couve-flor, feijão branco, maçã, mandioca, nabo, palmito, pêra, pinha e rabanete.

• Verde – Os alimentos verdes apresentam mais benefícios do que os alimentos de outros grupos. Isso porque eles possuem uma maior taxa de clorofila – é ela que impede a absorção de substâncias químicas dos elementos pelo intestino. A clorofila é responsável pela limpeza natural do organismo.

Exemplos: Abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola e manjericão.

• Vermelho – A cor vermelha é causada por um pigmento chamado licopeno. É considerado um antioxidante natural que protege o organismo de substâncias químicas agressivas às células e também previne o câncer.

Exemplos: Beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã e tomate.

• Preto ou roxo – A coloração desses alimentos é em função da antocianina. Este pigmento é fundamental ao organismo porque tem a capacidade de melhorar a circulação, e em conseqüência protege o coração.

Exemplos: Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jaboticaba, uva e repolho roxo.

• Marrom – Os alimentos marrons são ricos em vitaminas E – a principal protetora contra o envelhecimento da pele e do coração. O consumo desses alimentos evita a anemia e acelera a queima de gorduras pelo organismo.

Exemplos: Amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, nozes, pão integral, pinhão, soja, tamarindo e trigo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.