05/09/2025  04h03
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
01/09/2008 - 17h01
Dança do ventre: benefícios ao corpo e a mente
 
 

O prazer com a dança é algo que se adquire no dia-a-dia. Com o decorrer do tempo chega-se à conclusão que é um prazer para a vida toda. Essa é a definição de Débora Silveira, bailarina e professora da casa de chá egípcia da Khan el Khalili (www.khanelkhalili.com.br), sobre a dança do ventre. “A belly dance traz inúmeros benefícios para a mulher, tanto para o corpo, quanto para o psicológico. Ela queima muitas calorias e ajuda no processo de emagrecimento”, conta Débora.

Para o corpo, a prática freqüente da dança tonifica e enrijece a musculatura do abdômen, pernas, braços, costas e glúteos; aumenta e ativa a circulação sanguínea; trabalha as articulações, pois melhora o condicionamento físico; proporciona a reeducação postural; aumenta a flexibilidade e resistência física, além de desenvolver a coordenação motora e melhorar o eixo de equilíbrio.

A dança do ventre também traz benefícios à saúde mental de quem a pratica, pois desenvolve a concentração, atenção, agilidade e criatividade, além de aliviar o stress. Débora, que se dedica à dança do ventre há quase 10 anos, revela que a dança desenvolve de imediato a auto-estima. “A mulher passa a observar e perceber que tem diversas qualidades que talvez nunca tenham sido trabalhadas, deixa aflorar a feminilidade, torna-se mais sensual, sem se tornar vulgar, e aceita a si mesma como um ser encantador, diferenciado e belo”.

Em árabe, a dança do ventre é chamada de "Raqs Sharqui", dança do oriente, e existe há milhares de anos. Há relatos de que a dança do ventre tenha suas raízes na Índia e que de lá foi levada pelos ciganos, que a divulgaram no Ocidente. Outras histórias contam que ela nasceu no Antigo Egito. Já no Brasil, ela surgiu a partir da década de 70 e desde então, encantou as mulheres.

Para Jorge Sabongi, proprietário do centro de cultura, arte e gastronomia egípcia Khan el Khalili, “a dança do ventre é uma arte e para ser um bom artista, precisa estar em equilíbrio com o corpo, alma e mente. E a dança do ventre pode proporcionar isso”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.