05/09/2025  03h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
03/09/2008 - 17h29
Manutenção e ampliação da rede física escolar
Corsino Aliste Mezquita
 
Educação 2001–2004

O item que desenvolveremos a seguir é bastante amplo e exigirá vários artigos. Neste primeiro artigo falaremos de: “Manutenção e pequenas reformas”.

“Recebemos a rede física de prédios escolares bastante deteriorada, carente de ambientes adequados e com 1.200 alunos matriculados e sem teto escolar, sem carteiras, materiais escolares ou equipamentos. Partindo da realidade que encontramos propusemos uma agenda positiva e dois tipos de soluções: a) Soluções emergentes e b) Soluções definitivas e de longo alcance”.

a) Soluções emergentes.

“Para atender os 1.200 alunos sem teto recorremos a todos aqueles que nos podiam ajudar e nos propusemos a fazer nossa parte. Neste ponto foi de grande importância a colaboração da Diretoria Regional de Caraguatatuba que disponibilizou salas de aula, nas escolas estaduais, para atender alunos municipais. Foi assim que com habilitação de novas classes e o fornecimento de móveis por parte da Prefeitura, em 2001, atendemos alunos municipais nas escolas estaduais:

Florentina Martins Sanches, no Perequê-Mirim.

Aurelina Ferreira, na Estufa II.

Colocamos em três períodos diurnos a Escola Municipal Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios.

Alugamos e adaptamos dois prédios, na Estufa II. Estes foram mobiliados e equipados com todos os materiais necessários ao atendimento dos alunos e ao serviço da merenda escolar.

Concluímos com urgência a EM João Alexandre, na Sesmaria, que tinha deixado inacabada a administração anterior. Também esta teve que ser mobiliada e equipada.

Adaptamos o Terminal Turístico, do Perequê-Açu, para atender as necessidades emergentes de 2001. Este, posteriormente, seria ampliado, modificado em toda sua estrutura interna e denominado como: EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral que tão bons serviços tem prestado à educação do bairro, nestes quatro anos e deverá prestar, no futuro.

Este processo estava encerrado em 15 de março de 2001 com a chegada de um grande lote de cadeiras, carteiras e equipamentos escolares.

Com essas providências além de atendermos todas as crianças de 1ª a 4ª séries de Ensino Fundamental, naquele momento responsabilidade da Prefeitura, conseguimos aumentar o número de crianças matriculadas em Educação Infantil em mais de 250 (duzentas e cinqüenta)”.

Nota: A EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral foi transferida, em 2006, para novo prédio, na rua Raposo Tavares, no Perequê-Açu. O ambiente dedicado à escola, no Terminal Turístico, é ocupado, hoje, pela Guarda Municipal.

VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
corsinoaliste@hotmail.com


Nota do Editor: Corsino Aliste Mezquita, ex-secretário de Educação de Ubatuba.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.