03/09/2025  14h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
07/10/2008 - 05h44
As eleições em São Paulo
José Nivaldo Cordeiro - Parlata
 

O resultado das eleições na cidade de São Paulo contrariou as pesquisas de opinião e deu Gilberto Kassab em primeiro lugar, seguido de Marta Suplicy, com quem irá disputar o segundo turno. O grande vitorioso dessa eleição é o governador José Serra, que enfrentou o racha no partido e apostou suas fichas no aliado democrata. Fez a escolha certa, visto de agora. O resultado praticamente garante que Kassab será o eleito no segundo turno, fortalecendo a coligação do PSDB serrista com o DEM do grupo de Guilherme Afif Domingos. Este foi o grande eleitor, que pouco apareceu para a imprensa e para a opinião pública, mas foi ele quem de fato viabilizou a aliança triunfante e pode ser considerado também o outro grande vencedor.

O PT teve o que sempre teve da massa de votos paulistana, pouco mais de 30%. Não consegue alargar seu eleitorado por aqui. As bandeiras nacionais do partido não comovem a maioria dos paulistanos, que nutrem pelo PT consistente rejeição. A apuração confirmou novamente o fenômeno e Marta Suplicy está fadada a amargar uma derrota acabrunhante no segundo turno. O eleitorado de Alckmin, por mais ferido que esteja, jamais votaria na candidata do PT. Irremediavelmente votará no candidato de José Serra.

O candidato Geraldo Alckmin foi vítima das circunstâncias, mas não sai de todo derrotado. Teve uma votação pessoal muito consistente, fato que o credencia para ser um futuro senador por São Paulo. A exposição à mídia, garantida pela candidatura, o deixou vivo no jogo político. Sai da eleição maior do que entrou, portanto. De certa maneira pode se considerar um vitorioso, até porque terá voto qualificado no segundo turno, ajudando a curar as feridas e a sarar as fraturas da campanha do primeiro turno. O candidato sempre mostrou grandeza e não seria agora que negaria esse traço marcante da sua personalidade. O essencial agora é enterrar as pretensões eleitorais do PT em São Paulo.

O jogo político da sucessão presidencial começa a se definir favoravelmente a José Serra, em prejuízo de Aécio Neves e do PT. Com a marcante vitória dificilmente Serra deixará escapar a legenda do PSDB, apoiado de forma definitiva e entusiástica pela liderança do DEM, com quem honrou a palavra e, ombreado com ela, marchou para a vitória em São Paulo. De uma vez por todas Serra conseguiu, nessa eleição, eliminar as históricas desconfianças de algumas lideranças dos Democratas para consigo.

Lula colheu uma derrota pessoal em São Paulo ao emprestar a sua imagem e o seu prestígio, de forma ostensiva, a Marta Suplicy. A derrota da Marta é também sua derrota. Ficar em segundo lugar foi inesperado e significativo. Lula sai enfraquecido das eleições. O projeto do PT hoje é o projeto das regiões mais atrasadas e só vinga onde o clientelismo é uma arma decisiva. Em São Paulo, como no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro esse expediente não vinga. Isso garante que a vocação totalitária germinante no PT não terá como fincar raízes nos próximos anos. O enfraquecimento pessoal de Lula é a boa notícia das eleições de São Paulo.

Essas eleições registram também o enterro do malufismo como força eleitoral. Não há mais espaço para o discurso populista autoritário que Maluf encarna. Provavelmente suas forças remanescentes não resistirão à irrelevante votação que o ex-governador recebeu. É o fim de um ciclo.


Nota do Editor: José Nivaldo Cordeiro (www.nivaldocordeiro.net) é executivo, nascido no Ceará. Reside atualmente em São Paulo. Declaradamente liberal, é um respeitado crítico das idéias coletivistas. É um dos mais relevantes articulistas nacionais do momento, escrevendo artigos diários para diversos jornais e sites nacionais. É Diretor da ANL – Associação Nacional de Livrarias.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.