03/09/2025  15h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
26/10/2008 - 16h17
Cuidados com os pés: sem frieiras e rachaduras
 
 

Depois de escondermos os pés na estação mais fria do ano é hora de mostra-los em belas sandálias, sejam elas de salto ou rasteirinha. Para isso, é preciso sanar qualquer problema como frieiras ou rachaduras e sentir a beleza em seus pés.

“As frieiras são muito comuns no inverno, pois quando os pés ficam úmidos, quentes e irritados, o fungo se multiplica e infecta as camadas superiores da pele, sendo que os principais sintomas são coceira, ardência e descamação”, explica a dermatologista Luciane Scattone. Segundo ela, para prevenção é preciso secar bem entre os dedos, usar meias de algodão evitando as sintéticas, pois não absorvem a umidade e colocar talco antifúngico nos sapatos.

Já a rachadura, especialmente nos calcanhares, é um problema comum dermatológico chamado de queratose. O resultado desse problema é o espessamento da camada mais externa da pele, pelo acúmulo de células mortas. “As células do corpo, incluindo as da pele, estão constantemente se renovando pelo processo de divisão celular, amadurecem , morrem e são descartadas”, explica Luciane. O ciclo do processo dura 28 dias e, em algumas pessoas ele não se completa, pois não descarta as células mortas formando as terríveis rachaduras.

A queratose é mais comum na época do verão, pois a transpiração é maior e conseqüentemente colabora para desidratação e o ressecamento da pele. “Para evitar essas rachaduras, é importante hidratarmos os pés e ficarmos atentos à presença de fungos e outros microorganismos, que se alimentam das células mortas”, diz Scattone.

“Os portadores de queratose devem consultar um dermatologista para diagnosticar a causa”, relata Luciane. Na maioria das vezes se resolve o problema hidratando os pés com pasta composta de uréia e queratolítico, que promoverá a esfoliação da área acometida.

Dicas:

Uma vez por semana, ao sair do banho, passe uma pedra-pomes ou uma lixa própria nas zonas mais ásperas, a planta do pé e o calcanhar. “Os movimentos devem ser retos e lentos, de baixo para cima ou da esquerda para direita” ensina a dermatologista Luciane Scattone.

Depois de alisar as zonas ásperas, aplique um creme próprio para a região, com os pés ainda úmidos para otimizar a absorção. “Outro truque é aplicar o creme e colocar meias de algodão antes de dormir ou ainda envolver os pés em película aderente, colocar as meias de algodão e deixar o creme agir durante uma hora”, sugere Scattone.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.