02/09/2025  21h39
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
30/11/2008 - 14h00
Solteiro
Fábio de Lima
 

Solteiro vem do latim, Solitarius, e no dicionário Aurélio Buarque de Holanda explica que é o homem que ainda não se casou. Essa definição é tão simplória para definir os encontros e desencontros de um (a) solteiro (a).

Eu quero uma mulher, ao meu lado, que leia bastante. E que saiba escolher bons livros. Assim como reconhecer bons livros quando pouco ou nada se sabe sobre eles. Desejo também que ela não se importe com o ano que eles foram escritos. Além de não se importar com quem são seus autores. Talvez, até se importe com tudo isso, mas que um fator isolado não seja determinante para um sim ou não. O importante mesmo é que essa mulher ame literatura e a valorize como eu sempre valorizei.

Eu quero uma mulher, ao meu lado, que escute bastante música. E que saiba escolher boas músicas para ouvir. Também não se importe com o ano que essas músicas foram compostas ou gravadas. Não se importe com o idioma que elas sejam cantadas, mas que prefira o idioma de nosso País. O importante é que essa mulher ame música e a valorize como eu sempre valorizei.

Eu quero uma mulher, ao meu lado, que acorde cedo. Nada de ficar até meio-dia na cama dizendo que é final de semana e quer dormir muito. Eu quero uma mulher de hábitos diurnos. As corujas e os morcegos podem ficar acordados à noite, mas a mulher que estará ao meu lado deve gostar da luz do dia – que é a luz da vida. O importante é que essa mulher ame a vida e a valorize como eu sempre valorizei.

Eu quero uma mulher, ao meu lado, que não fume, não cheire e nem injete nada para se sentir melhor – ser mais amada ou feliz. Se precisar dessas coisas para imaginar e viajar por outros mundos, então não serve para estar ao meu lado. Assim como, tenho certeza, não lhe serei uma boa companhia também. O importante é que essa mulher ame a imaginação e a valorize como eu sempre valorizei.

Eu quero uma mulher, ao meu lado, que não beba, mas se quiser tomar um bom vinho ou um bom espumante que fique à vontade. Eu também tomo essas bebidas, de vez em quando. Só peço que não faça cara feia quando eu não estiver afim de bebê-las e optar por um suco ou refrigerante. O importante é que essa mulher ame beber a vida e não se afogar nela. Ame o charme de um bom brinde e o valorize como eu sempre valorizei.

Eu quero uma mulher, ao meu lado, que goste de viajar. E viajar não é, necessariamente, estar em bons hotéis – conhecer lugares badalados – ir onde dizem que é bom. Viajar é conhecer o desconhecido e isso pode ser muito mais simples e prazeroso do que parece. Deve gostar de sítios, praias, montanhas, cavernas, do elegante e do rústico. O importante é que ela ame viajar, pura e simplesmente, e valorize isso como eu sempre valorizei.

Eu quero uma mulher, ao meu lado, que goste de caminhar pelo parque nas primeiras horas do dia. Durma e acorde bem-humorada. Observe o cantar dos pássaros com um sorriso no canto da boca. Consiga ficar horas debaixo da sombra de uma árvore sem achar que está perdendo tempo com isso. O importante é que ame a natureza e a valorize como eu sempre valorizei.

Eu quero uma mulher, ao meu lado, que ame cinema. Não se importe com o estilo. Não se importe com o ano que foi realizado o filme. Não se importe com o cineasta que o filmou. Nem a língua que o filme é falado. Talvez, que até se importe com tudo isso, mas que nenhum fator isolado seja determinante para um sim ou não. Cinema é arte, entretenimento e amor. O importante é que essa mulher ame cinema e o valorize como eu sempre valorizei.

Eu quero uma mulher, ao meu lado, que goste de conversar. Eu quero uma mulher que goste de andar de mãos dadas. Eu quero uma mulher que goste de sexo. Eu quero uma mulher que goste de comida japonesa. Eu quero uma mulher que goste de exposição. Eu quero uma mulher que seja educada. Eu quero uma mulher que seja humilde. Eu quero uma mulher que seja carinhosa. Eu quero uma mulher que tenha opinião própria.

Eu quero uma mulher, ao meu lado, que seja de estatura baixa, magra, e que fique sensual usando apenas calça jeans e camiseta. E que goste de artesanato. E que goste de fotografia. Ela deve gostar de pizza, de pastel de feira e de açaí. Deve gostar de freqüentar sebos. Deve gostar de falar coisas inteligentes e também besteiras. Eu quero uma mulher que deva ser assim, mas que seja do jeito que ela quiser. Apenas respeite as pessoas como elas também são, mesmo que pareçam estranhas.

Eu quero uma mulher, ao meu lado, que goste de mim, mesmo que eu seja assim, como sou. Eu não sei ser de outra forma e nem quero. Na verdade, eu também nem faço questão que a mulher, para estar ao meu lado, seja como descrevi. Eu quero que ela, simplesmente, valorize coisas que valorizo, mesmo que não sejam suas prioridades. O que não posso aceitar é ter uma mulher, ao meu lado, que ache que todas minhas preocupações e prioridades são idiotices, chatices, e que todas suas opiniões e preferências devam ser seguidas. Eu quero uma companheira e uma cúmplice, nada mais.

Solteiro vem do latim, Solitarius, e no dicionário Aurélio Buarque de Holanda explica que é o homem que ainda não se casou. Essa definição é tão simplória para definir os encontros e desencontros de um (a) solteiro (a).


Nota do Editor: Fábio de Lima é jornalista e escritor, ou “contador de histórias”, como prefere ser chamado. Está escrevendo seu primeiro romance, DOCE DESESPERO, com publicação (ainda!) em data incerta.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.