02/09/2025  16h20
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
02/12/2008 - 18h03
De olho na hidratação!
 
 
Atenção com a alimentação das crianças no verão pode evitar diversos problemas

A chegada do verão faz a alegria de muita gente, especialmente das crianças. É época de férias, praia, piscina e brincadeiras. Com esse pique todo, gasta-se muito mais energia e líquidos. Portanto, é fundamental ficar atento para evitar que os pequenos sejam vítimas de problemas como a desidratação.

Segundo a nutricionista Gabrielle Carassini Costa, do GANEP Nutrição Humana, os cuidados com a hidratação devem ser redobrados neste período. Nos dias mais quentes, é ideal aumentar o consumo de líquidos. Devemos ingerir pelo menos dois litros de água natural, sucos de frutas, chás ou água de coco. É interessante também compor um cardápio com frutas, verduras e legumes, evitando comidas pesadas e frituras.

"As frutas são ricas em água e vitaminas. Ajudam a manter a hidratação e repõem as vitaminas do organismo", afirma Gabrielle.

Logo cedo, ou no lanche, a especialista indica as refeições saudáveis e refrescantes: leite gelado batido com banana, salada de frutas e iogurte, uma fruta e pão integral com queijo branco são algumas opções. As crianças devem aprender desde cedo a importância de se alimentar corretamente. E atenção: os alimentos devem ser introduzidos de maneira a não gerar repugnância.

Na praia, os pais devem oferecer líquidos para as crianças antes mesmo delas pedirem. É necessário cuidado com os alimentos vendidos por ambulantes.

"Não sabemos a procedência e o tipo de armazenamento desses produtos, podendo acarretar problemas como gastroenterites agudas, que ocasionam diarréia, desidratação severa e até febre. Por isso, é aconselhável não consumi-los e procurar estabelecimentos com boas condições de higiene para as refeições".

Boa pedida são os picolés de frutas; as crianças adoram e também servem como fonte de hidratação. Só não se deve exagerar nas caldas, farofas doces ou quaisquer outros produtos ricos em açúcar. Cuide bem do seu pequeno e aproveite o verão!

Dicas para um verão tranqüilo

· Ofereça líquidos freqüentemente

· Priorize a ingestão de alimentos mais leves, como frutas, verduras, legumes, folhas verdes, pães integrais e carnes magras

· Não ofereça alimentos gordurosos e frituras

· Prepare sanduíches saudáveis, à base de pão integral, carnes magras, como peito de peru e queijo branco

· Prefira os sorvetes ou picolés de frutas

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.