02/09/2025  16h20
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
10/12/2008 - 09h17
Ceia de Natal saudável e saborosa
 
 

O cardápio da ceia de Natal quase sempre é sinônimo de fartura. Entre carnes variadas, guloseimas de todos os tipos e tortas diversas, doces e salgadas, esbanja calorias e gorduras e, normalmente, deixa a desejar em termos de uma nutrição saudável.

Segundo a nutricionista do Ganep Nutrição Humana, Drª Maria Cláudia Ortolani, está mais do que na hora de as pessoas quebrarem as tradições, criando pratos mais naturais e apropriados ao clima da época.

"As frutas são boas representantes de uma ceia com toque nacional. As mais indicadas são o pêssego, o abacaxi e a pêra. Alimentos oleosos, como nozes e castanhas, podem ser consumidos em pequenas quantidades, picadas e misturadas à salada ou ao arroz".

As carnes gordurosas como lombo, tender e pernil, também consumidas em excesso em muitos lugares do Brasil e do mundo, devem ser cortadas do cardápio. Para evitar o risco de doenças cardíacas, é preferível que sejam substituídas por carnes brancas como peito de peru, chester e frango. A Drª Maria Cláudia atenta ainda para os benefícios do peixe.

"Escolha os de água profunda, como o salmão, a sardinha, o arenque e a truta, que possuem uma camada de gordura para manter a temperatura. Essa gordura benéfica é conhecida como Ômega 3 e contribui para a saúde das artérias e do coração".

Para acompanhar as carnes e assados, a tradicional farofa e o típico arroz de Natal são opções sempre lembradas. De acordo com a nutricionista do Ganep Nutrição Humana, as frutas secas são melhores complementos à farofa do que as carnes, e o arroz deve ser integral.

"É um prato rico em fibras e proteínas, além de ser mais saudável que o arroz branco. Para a farofa, boas pedidas de frutas são maçã, abacaxi e banana, além de frutas secas como uva, damasco e ameixa".

A Drª Maria Cláudia alerta para os temperos utilizados nas carnes e peixes, que devem ser pobres em sódio. Destaca positivamente a mostarda, o gengibre e a pimenta, que possuem função termogênica, transformam energia em calor, além do limão e de especiarias como azeite balsâmico e açafrão.

"O açafrão oferece benefícios ao organismo humano, como a função antioxidante, que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento".

O excesso de bebidas alcoólicas, além de atrapalhar a comemoração, também faz mal à saúde. A especialista pondera que os destilados devem ser substituídos por vinho que, além de conter menor teor alcoólico, possui boro e flavonóides, indicados para prevenir doenças do coração.

Também é importante dar preferência a bebidas que reidratem o corpo, já que nesta época faz mais calor e os níveis de umidade do ar ficam mais altos. "Beba muita água e opte por sucos como o de melão, que tem poucas calorias e é rico em água", aconselha.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.