02/09/2025  09h28
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
09/01/2009 - 06h16
Lixo zero ou transbordo?
Rui Alves Grilo
 
Sr. prefeito, Ubatuba merece uma explicação

Enquanto aguardávamos o Sr. Bispo, D. Altieri, passei os olhos pelo Imprensa Livre e vi a manchete que o senhor prefeito estava de braços abertos para a oposição. Mas ao ler o teor da entrevista, principalmente nos dois trechos abaixo, há a confirmação do ditado popular que “o peixe morre pela boca”.

“A sensação é de dever cumprido e de ter o trabalho reconhecido pela população, com uma votação expressiva nas urnas. Só lamento o fato de uma minoria política ter agido de forma anti-democrática.”

“Prefiro muito mais esta nova Câmara, do que uma Casa onde existia a presença de políticos perto da insanidade, que agiam de má-fé. Tanto que os três vereadores que formavam a oposição irresponsável não conseguiram a reeleição.”

Quem realmente quer estender a mão para o opositor trata-o com mais respeito. Qual foi a atitude anti-democrática da oposição? Não faz parte da democracia o direito de divergir, manifestar a desconfiança e solicitar a verificação de todas as etapas do pleito? As causas da desconfiança não ocorreram em outros lugares também? Por acaso, nunca houve nenhum erro judicial para podermos confiar cegamente na justiça?

No Litoral Norte, por que apenas em Ubatuba não foi permitido o debate promovido pela Diocese? Não faz parte da democracia o debate de idéias e propostas?

Quando fui buscar o comprovante do resultado de uma urna na Escola Estadual “Capitão Deolindo”, vi o presidente da mesa pedindo para a secretária registrar a ocorrência de reclamação de eleitores por não aparecer a foto do candidato. Essa é uma situação normal?

Os vereadores que fizeram oposição ao prefeito, se não agiram de má-fé, deveriam acioná-lo judicialmente.

Se a idéia da entrevista era fazer um balanço do mandato e apontar para as próximas soluções, nosso prefeito deve ter perdido o rumo ou ter uma assessoria “muito competente”. Para ser a cidade brasileira com maior preocupação ambiental e ter turismo sustentável é necessário que a questão do lixo e do saneamento básico seja resolvida de maneira urgente e satisfatória. O que foi feito nesses quatro anos?

Muito mais está fazendo pelo município a Dona Vitória, que aos trancos e barrancos, conseguiu apoio da Petrobras para alavancar o projeto da coleta seletiva na região sul do município.

Será que o transbordo é a solução melhor para o município?

Por que não tentar a implantação do Projeto Lixo Zero apresentado na Câmara Municipal em 14/07/08?

Seus autores, os arquitetos Sergio Prado e Márcia Macul (www.curadoresdaterra.com.br), têm uma ligação afetiva com Ubatuba pois têm residência na Almada, e já desenvolveram alguns trabalhos inovadores e criativos aqui em Ubatuba.

Rui Alves Grilo
ragrilo@terra.com.br


Nota do Editor: Rui Alves Grilo é professor em Ubatuba (SP).
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.