02/09/2025  09h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
18/01/2009 - 07h30
O eterno recomeçar da vida
Juliano Luís Pereira Sanches
 

Quando seu cachorro não latir ao seu chamado, pense no quanto ele já lhe deu alegria. O seu cão é uma parte de Deus que veio à Terra em forma de um animal para lhe fazer companhia. Se o pneu do carro furar, você deve se lembrar de que, sem reclamar, o veículo acompanha as pesadas bagagens, os momentos de querer chutar tudo, as confissões de estrada e as feições de chateação. Assim como o veículo, o cão parece querer nos ensinar o quanto precisamos exercer a gratidão. Ora, a gratidão é um exercício eficaz. Faz você seguir em frente e ficar boquiaberto com muitas surpresas da vida.

O caminho de cada um é um eterno recomeçar. A não-gratidão conduz à vontade de se imobilizar. O recomeçar da vida é útil, porque nos faz aprender e buscar o amadurecimento dos nossos valores, objetivos e prazeres. Muitas pessoas olham para cima e reclamam porque a água da chuva desceu pela Terra ou porque o sol iluminou o caminho. Mas, a reclamação é sempre uma cegueira, pois, ao vermos o nosso caminho com a alma, percebemos o quão colorido é o todo. O todo planta a semente de alegria em nosso coração, e espera que façamos uma colheita com o que recebemos. Para a vida, fazer uma boa colheita é perceber o quanto a chuva purifica e intensifica as forças do nosso ser e faz brotar a continuidade do todo. É também saber que o sol nos dá sua luz sem cobrar por isso.

A gratidão nos abre portas infinitas. Devemos agradecer pelas pernas e braços que temos e, se não os tivermos, devemos ter a humildade de valorizar as mãos que dão comida na nossa boca, e lembrarmos que Deus se fez carne para nos ajudar a alimentar. Reclamar das deficiências é demonstrar a ignorância diante de um Universo extremamente sábio. Sem o Universo, não seríamos nem a metade do que somos. Eis a fonte de água cristalina que banha a nossa alma.

O Universo nos põe em movimento para irmos ao encontro das oportunidades que estão agendadas para nós. A vida é uma grande agenda, escrita e reeditada conforme as nossas atitudes, os nossos merecimentos e a nossa gratidão. A gratidão é uma luz que o Universo nos dá, para acendermos mesmo quando tudo parecer ser treva, desespero, problema ou confusão. Eis a chave para o tudo se transformar. A mudança começa sempre em nós, porque somos escolhidos por Deus para viver a sua vontade na Terra. O que fazemos é o resultado do que queremos com nós e com o todo. Ao nos ligarmos no todo, vibramos o bem, e passamos a viver em profunda harmonia.


Nota do Editor: Juliano Luís Pereira Sanches é jornalista, folclorista e poeta de Campinas. Foi repórter de assuntos gerais nos programas Sexta Cultural, Fractal, Jornal da Educativa e Bom Dia Campinas, da Rádio Educativa FM 101.9 (www.campinas.sp.gov.br). Atualmente, é apresentador, repórter e produtor do programa de jornalismo educativo Ponto & Vírgula da Rádio Educativa em parceria com a Secretaria de Educação de Campinas. Colaborador do Portal Sorocult (www.sorocult.com), e colunista do Jornalzen (www.jornalzen.com.br), de Campinas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.