Especialista em Odontologia do Sono fala sobre o distúrbio e como controlá-lo
O distúrbio do sono que mais incomoda cônjuges, parceiros, filhos ou até mesmo - nos casos mais graves - vizinhos, é sem dúvida o ronco. Depois de muita reclamação, as pessoas que roncam demais buscam saída em médicos otorrinolaringologistas, quando, na maioria dos casos, a solução está na visita a um dentista. O dentista Professor e Doutor pela USP Eduardo Rollo Duarte, especialista Prótese Dental relacionada aos distúrbios do sono, fala sobre os mitos e verdades que circundam o desagradável ronco. · O ronco é mais freqüente em quem dorme de barriga para cima Não necessariamente.
De barriga para cima, os músculos tendem a obstruir a garganta com maior facilidade aumentando a dificuldade da passagem do ar. Mas não acontece com todas as pessoas. · O dentista do sono é o especialista mais indicado para solucionar o ronco Verdade.
A placa ou aparelho intra-oral é um ótimo tratamento para o ronco quando bem realizado e bem acompanhado pelo especialista. O aparelho impedirá o estreitamento dos músculos e manterá as vias aéreas abertas para a passagem do ar. · O ronco pode causar apnéia Verdade.
Roncar não é normal e é sinal de apnéia do sono. · Apnéia é perigoso Verdade.
A apnéia fragmenta o sono e altera os níveis de oxigênio no sangue gerando conseqüências graves para a saúde e a qualidade de vida como: hipertensão e problemas cardiovasculares, cansaço e sonolência diurna, depressão, irritabilidade, diminuição da concentração e do raciocínio, diminuição da libido e impotência sexual; e ainda aumenta muito a chance de acidentes no trabalho e no trânsito. · Ronco não tem solução Mito.
O ronco é um distúrbio do sono de natureza crônica e pode ser controlado com um aparelho oral de eficácia comprovada. O aparelho estimula a musculatura da língua, da garganta e do céu da boca, impedindo o estreitamento e fechamento da via aérea quando respiramos. Como se dá o tratamento do ronco Por incrível que possa parecer, próteses ou aparelhos nos dentes feitos especificamente para o paciente com distúrbios do sono, são métodos altamente eficazes para eliminar o problema. “Primeiramente, peço um estudo detalhado que pode ser feito em Clínicas de Exame do Sono, cujo responsável é um médico do sono. Com esse diagnóstico, temos condições de saber os níveis de ronco e se existem outros distúrbios do sono presentes, como a própria apnéia ou o bruxismo.”, explica Dr. Rollo Duarte. O aparelho oral é confeccionado de acordo com o tipo de arcada dental de cada indivíduo. Existem vários tipos de aparelhos, escolhidos após uma avaliação das condições orais e faciais que incluem um exame odontológico completo da boca, dos dentes e gengivas, dos músculos da face e da mastigação e articulação da mandíbula - a ATM. “Com o aparelho, o ar vai passar por uma garganta ou via aérea mais aberta, livre da resistência provocada pelo relaxamento dos músculos aumentados nos indivíduos com ronco e apnéia do sono”, finaliza o especialista.
|