02/09/2025  00h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Polícia e Segurança
16/03/2009 - 13h09
Comemore a vitória do seu time com segurança
 
 

Os jogos dos campeonatos regionais de futebol estão a todo vapor. O Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, por exemplo, apresentam a cada semana um clássico imperdível entre grandes times rivais. Torcedores fanáticos vão ao delírio com os lances emocionantes, vibram com os gols.

Para muitos, nada se compara a assistir aos jogos das arquibancadas, dentro dos estádios. Porém, o privilégio de ver o time de coração de perto não é para todos, geralmente apenas para os mais corajosos, já que a segurança nas proximidade dos estádios não oferecem confiança aos pais que querem levar seus filhos aos jogos.

"Movimentação de torcidas rivais, tumulto na entrada e saída dos torcedores e venda de ingressos falsificados são situações que podem levar a brigas e arrastões", exemplifica Dalton Pereira, diretor de operações do GRUPO GR, uma das maiores empresas de soluções de segurança e serviços do Brasil.

Segundo laudo técnico dos estádios da Copa do Brasil 2009, divulgado em janeiro deste ano pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de 60 estádios relacionados, 26 apresentaram situação irregular. O Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar, responsáveis pela segurança nos estádios, tiveram prazos para liberar laudos técnicos que atestavam a regularização dos estádios para liberação e início dos jogos.

Agora, os estádios brasileiros já estão em preparação para sediar a Copa do Mundo de 2014 e, para isso, terão que passar por uma série de adequações de estrutura e de segurança. Em 2007, durante visita da FIFA em algumas cidades brasileiras que planejam receber jogos a Copa, a entidade divulgou em seu relatório que a percepção geral do público em relação à violência no País talvez seja pior do que a realidade. Ainda segundo a FIFA, estão previstos investimentos de cerca de R$ 6 bilhões, até 2012, para reduzir o índice de criminalidade.

Pensando na falta de segurança dos estádios brasileiros, o GRUPO GR selecionou algumas dicas para você prestigiar um jogo de futebol tranquilamente:

· Se optar pelo uso do transporte coletivo para ir e voltar do estádio, evite vestir ou carregar algo que identifique seu time, como camisetas, bonés, bandeiras etc.;

· Não participe de depredações de qualquer tipo: estragar o transporte coletivo e locais públicos é vandalismo e prejudica a locomoção e o dia-a-dia da população no dia seguinte;

· Adquira seu ingresso com antecedência nos locais autorizados para evitar filas e correrias de última hora;

· Não compre ingresso de cambistas, eles podem ser falsificados e você acabará ficando fora do jogo;

· Informe-se antes em qual setor do estádio é o seu assento e por qual portão o acesso é mais fácil;

· Não participe de provocações e violência ao torcedor do clube adversário e aos jogadores, pois podem resultar em responsabilidade criminal;

· Se você estiver levando crianças, identifique-as com nome, endereço e telefone, de maneira bem visível. Oriente-as para procurarem um Policial, caso se percam;

· Evite contar dinheiro à vista das pessoas ou portar celulares, máquinas digitais etc., pois em locais com grande quantidade de pessoas sempre há criminosos, que contam com este tipo de situação para promover roubos e furtos;

· Evite também levar carteira no bolso traseiro e não carregue cartões bancários ou talões de cheque, pois são alvos para os bandidos e podem lhe render muita dor de cabeça;

· Utilize somente estacionamentos regularizados, para que seu veículo não seja roubado ou danificado;

· No final da partida, não tenha pressa. Saia com calma, evitando pânico ou correria.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "POLÍCIA E SEGURANÇA"Índice das publicações sobre "POLÍCIA E SEGURANÇA"
16/09/2022 - 06h30 Saiba como evitar os cibercrimes frequentes
08/06/2019 - 08h14 A tecnologia a favor da segurança pública
29/12/2018 - 07h12 Piora o déficit do efetivo da PF em 2018
29/01/2017 - 06h32 Se proteger de assaltos com pequenas medidas
11/12/2016 - 05h51 5 erros mais comuns na segurança das residências
12/08/2016 - 05h53 Portaria remota
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.