01/09/2025  20h54
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
14/04/2009 - 13h02
A César o que é de César
Iberê Pires Condeixa
 

Os veículos de comunicação exibem, com frequência perturbadora, notícias sobre complicações e mortes em cirurgias plásticas. Os números são mesmo altos. Mas ainda mais aterradora é a constatação da pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) de São Paulo: apenas em 6% das complicações ocorridas em cirurgias realizadas naquele Estado os profissionais envolvidos eram cirurgiões plásticos especializados. Se vivemos uma era em que os reclames estéticos dos modismos balizam o comportamento social, especialmente das mulheres, há que se prestar mais atenção à saúde.

Como em todos os campos do conhecimento, também a Medicina se aperfeiçoa e proporciona às pessoas maiores recursos para ser mais saudáveis - física e emocionalmente. A decisão pela cirurgia plástica deve ser acompanhada de perto por um profissional plenamente capacitado - já que envolve uma série de fatores físicos, psicológicos e sociais que, muitas vezes, não são analisados pelo paciente, à primeira vista. O ser humano é um complexo conjunto, que necessita ser visto como tal - e não apenas como um pneuzinho no quadril ou um nariz maior que o desejado.

Para ajudar a melhorar o quadro da cirurgia plástica no Brasil é necessária uma legislação compatível a essa nova realidade: hoje, um médico pode exercer qualquer especialidade, ainda que não seja especialista naquela área. Uma situação que precisa mudar.

O desenvolvimento da pesquisa ocorre em uma velocidade tal que é praticamente impossível ao profissional acompanhar todas as áreas médicas e, principalmente, as praticar com a perícia necessária. A formação em cirurgia plástica exige pelo menos cinco anos de estudos - além dos outros seis do curso de Medicina. Mais que isso: um bom cirurgião é aquele que se mantém em permanente especialização, aperfeiçoando sua técnica e ampliando seus conhecimentos. Para isso, é necessária exclusiva dedicação. Antes de fazer plástica, não deixe de procurar saber se seu médico é especializado e em que condições a cirurgia será realizada. Afinal, estética ou restauradora, esse tipo de cirurgia é uma intervenção que exige profissionais altamente especializados e completa infraestrutura hospitalar.


Nota do Editor: Iberê Pires Condeixa é cirurgião plástico atuante em Joinville (SC).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.