01/09/2025  20h59
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
17/04/2009 - 16h17
Entenda de vez a diferença entre resfriado e gripe
 
 
Todo ano é a mesma coisa: chega o frio e as complicações respiratórias aumentam. Mas, saber diferenciar tais doenças ajuda na prevenção e, principalmente, no tratamento eficaz

Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, a maior incidência das doenças respiratórias afeta todas as pessoas, principalmente as crianças que, no geral, têm um baixo grau de imunidade. E isso ocorre porque, nessa época no ano, as temperaturas, além de abaixarem, mudam bruscamente, as oscilações térmicas se intensificam, há pouca chuva e aumento da poluição nos centros urbanos.

Mas, antes que de se decidir por um determinado tratamento, é imprescindível saber diferençar as mais simples, e comuns doenças, respiratórias.

Gripe ou resfriado. Qual a diferença?

Popularmente, a maioria das pessoas acredita estar sempre gripada, quando, na verdade, estão resfriadas. O resfriado, com manifestação de três a cinco dias (ciclo viral), é diagnosticado pela vermelhidão nos olhos e corisa, seguida de uma febre não muito elevada, que dura cerca de 48 a 72 horas sem deixar nenhuma infecção secundária. Já a gripe, mais perigosa, eleva a temperatura, causando febres mais altas, que podem durar de dois a três dias. Acompanhada de uma intensa dor no corpo, pode levar à pneumonia ou a um quadro bacteriano mais grave.

"Para se realizar uma análise de um resfriado simples ou uma gripe, o profissional deve avaliar o histórico clínico do paciente e tirar seus antecedentes. Só assim pode-se conduzir ao diagnóstico adequado", afirma a Drª Simone Aguiar, pneumopediatra do Hospital San Paolo.

No que ser refere ao tratamento destas complicações respiratórias, a Drª Simone Aguiar explica: "resfriados podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal. A vacina, que pode ser aplicada em crianças a partir dos seis meses, é forma de prevenção contra a gripe e seu agravamento, devendo ser aplicada pouco antes do inverno. Além desses métodos, é fundamental o acompanhamento médico para que não haja o avanço destas doenças".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.