01/09/2025  20h59
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
29/04/2009 - 12h00
Internetando
Luciano Pires
 

A internet está cheia de porcarias. Mas a revolução tecnológica que ela encabeça está mudando a história da humanidade. Está nos devolvendo a oportunidade de escolher o que queremos ler ou ouvir, quando e como quisermos. Está libertando-nos da tirania de alguns poderosos que escolhem as informações que serão acessíveis.

Eu, por exemplo, estou envolvido até o pescoço com "podcasts". Virei um "podcaster", explorando essa ferramenta fascinante que muita gente ainda desconhece. O que é podcast? Vou dar uma aulinha hoje.

Durante muito tempo, como baixar músicas pela internet foi um problema, pois os arquivos eram grandes demais. Até que foram criados programas para compactar músicas, reduzindo seus tamanhos. Surgiu assim o MP3, um formato de compressão de áudio que reduz o tamanho dos arquivos praticamente sem perder a qualidade. E vários sites começaram a disponibilizar músicas para download pela internet, horrorizando as gravadoras e artistas, que imediatamente posicionaram-se como vítimas do que chamaram de "pirataria".

Logo a Apple lançou um aparelho chamado IPod que revolucionou a forma de copiar, armazenar e ouvir músicas, usando computadores e a internet. Aos poucos o IPod e os tocadores de MP3 foram substituindo os walkmen, que usavam fitas k-7 e cds. Que maravilha, poder andar com 1000 músicas no bolso!

Por volta de 2004 surgiu o termo "podcast". O nome vem de "IPod" mais "broadcasting", ou seja, distribuição através do IPod. Qualquer informação que puder ser gravada e distribuída como um arquivo de áudio digital pode ser usada como podcast. Podcast não é o arquivo de áudio em si, mas a forma como ele é distribuído, normalmente através de uma assinatura RSS. O que é RSS? A sigla vem de Really Simple Syndication (em português fica algo como "distribuição realmente simples"), um mecanismo que dispara avisos cada vez que um site onde o usuário se inscreveu faz atualizações. Assim você não precisa ficar acessando a internet para procurar novidades em podcasts. Se você assinar o serviço (que ainda é gratuito), o programa faz isso por você.

Como ouvir podcasts? Simples. Em seu computador, diretamente do site onde estão disponibilizados e que sempre tem um tocador. Dê uma olhada no www.podbr.com.br por exemplo. Apertando a tecla "play", o podcast escolhido começa a tocar. Se em vez do "play" você clicar no botão "salvar", ou equivalente, o programa será salvo para ser ouvido mais tarde no próprio computador ou transferido para um tocador de mp3 ou até mesmo gravado em um cd.

Você também pode assinar gratuitamente o podcast. O mais popular software para esse tipo de operação é o ITunes, que funciona com o IPod. O ITunes pode ser baixado gratuitamente. Normalmente as páginas que trazem podcasts têm um ícone para o ITunes. Basta clicar nele e o programa abrirá na página do podcast. Você então simplesmente clica em "subscribe" ou equivalente - e pronto. Dali pra frente, toda vez que você abrir o ITunes ele buscará as atualizações em sua lista de podcasts e as baixará automaticamente. Tem conteúdo para qualquer gosto. E você só paga se escolher podcasts que cobram para ser baixados. Simples, não é mesmo?

Eu viciei. Quando chega a hora de atualizar os podcasts que assino, sinto-me de novo um garoto nos anos setenta correndo pra ligar a televisão na hora do Túnel do Tempo...

Tem gente que baixa para o computador e depois grava cds que dá de presente para amigos. Tem gente que ouve na academia enquanto faz esteira. E em casa, na cama, antes de dormir. E mesmo que você não tenha um IPod, pode baixar os programas para ouvir em qualquer tocador de MP3, que já podem ser comprados bem barato. Facilidade, flexibilidade, portabilidade. Inconveniência zero na comunicação. Isso é o podcast. (Para saber como baixar podcasts clique aqui.).

A internet está subvertendo a ordem mundial. Ela é a verdadeira revolução ao proporcionar aquela coisa preciosa chamada liberdade de escolha.

Mas é bom você aproveitar. Isso não deve durar muito mais tempo.


Nota do Editor: Luciano Pires (www.lucianopires.com.br) é jornalista, escritor, conferencista e cartunista. Faça parte do Movimento pela Despocotização do Brasil.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.