01/09/2025  18h14
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
19/05/2009 - 06h01
Colaboração cidadã
Corsino Aliste Mezquita
 

Sr. Secretário de Saúde, Clingel Frota.

Li apreensivo o “necrológio” que, Vossa Senhoria, publicou sobre os carros da Secretaria de Saúde, no semanário “O MOMENTO”, de 16 a 23–05–09, pág. 04. “Necrológio” que, neste momento, poderia ser ampliado para a maior parte dos veículos da Prefeitura. A situação exposta é grave e preocupante para todos os cidadãos.

Estimulado, pelo amor a Ubatuba, à saúde e vida dos motoristas, das pessoas que transportam, de sua afirmativa: “DIANTE DO EXPOSTO, ESTAMOS A DISPOSIÇÂO PARA OUVIR QUALQUER SUGESTÃO A RESPEITO” e após quatro anos de experiência, na Secretaria Municipal de Educação (2001-2004), passo a fazer algumas sugestões óbvias. Antes, o informo, que recebi, a Secretaria de Educação, com sete veículos. Deles, só três, conseguiam sair da garagem, em 02-01-2001, e estavam a serviço de outra Secretaria. Entregamos, naquela Secretaria, em 01-01-05, 25 (vinte e cinco) veículos em perfeitas condições de viajar a longas distâncias. Sendo os veículos novos e bem conservados não tivemos acidentes.

Sugestões

· Não culpe os outros (funcionários, mecânicos, motoristas, administrações anteriores, outros níveis de governo) pelas deficiências na responsabilidade dos agentes administrativos atuais. A Administração Municipal ocorre “AQUI” (Ubatuba) e “AGORA” (2009) e, seu funcionamento ou não funcionamento, é de responsabilidade do Sr. Prefeito e de seus secretários e assessores. De mais ninguém. Nunca esqueça que estão no quinto ano de administração. O passado também é seu.

· Os veículos da Secretaria Municipal de Saúde, que viajam, percorrem, por mês, entre 10.000 e 15.000 km ou entre 120.000 e 180.000, por ano. Conseqüentemente, mesmo aqueles mais fortes (Vans Sprinter e Micros) e que tiveram suas revisões feitas regularmente (parece não ser o que acontece na atual administração) devem ser trocados a cada quatro anos por outros novos. Essa providência não tem sido tomada. Vossa Senhoria afirma, serem esses veículos, de 2001 e 2004, (Administração do Sr. Paulo Ramos de Oliveira) e “cuja manutenção é efetuada atendendo a critérios mínimos de segurança em relação à mecânica”. De quem é a responsabilidade? É necessário por em prática os mantras tantas vezes repetidos: “revitalizar”, “renovar”, “atualizar”.

· Veículos Kombi não são apropriados para viagens longas, por serem descômodos e pouco resistentes.

· Os veículos, que atendem a hemodiálise e transportam doentes para ficarem internados em hospitais, devem possuir bagageiro. Já é o caso do MICRO-2004. Este foi assim equipado a pedido dos usuários.

· Veículos da Saúde devem servir, única e exclusivamente, à Secretaria. Evitar usos políticos, alheios aos deveres da Prefeitura, cabe ao Sr. Secretário. Podem ocorrer aborrecimentos mas... querendo, se consegue. Passei, galhardamente, por essa prova.

· Recursos humanos sempre serão assunto delicado e merecedor de atenção, racionalidade, respeito e carinho. Muito carinho. Há uma série de providências possíveis de serem tomadas para manter as equipes e os motoristas satisfeitos, harmônicos e em boas condições físicas e psíquicas. Algumas nos parecem óbvias e fáceis:

a) Não permitir, ao mesmo motorista, viajar em dias consecutivos saindo de Ubatuba de madrugada e voltando tarde da noite.

b) Distribuir a prestação de horas extra proporcionalmente para todos.

c) Dotá-los de recursos suficientes (adiantamentos ou diárias) para que possam se alimentar em viagem.

d) Doar-lhes uniformes completos com identidade nos bolsos da camisa e do agasalho.

e) Reuni-los (a cada três meses), em finais de semana, pagando-lhes diárias ou horas extra, para cursos de orientação com psicólogos ou especialistas em recursos humanos, fazendo-os refletir sobre a importância social de seus serviços e sobre posturas e comportamentos para bem prestá-los. Esses cursos devem ser ministrados em ambiente descontraído e com fornecimento de alimentação.

f) Dotar os veículos de CD e rádio ou telefone celular e praticar a vigilância e o controle constante das viagens.

g) Manter canais de atendimento as reclamações dos usuários, pesquisar a veracidade de toda reclamação e, sendo procedente, tomar providências imediatas.

h) Semestralmente, submetê-los a exames de saúde, físicos e psíquicos, na própria Secretaria Municipal de Saúde.

Com veículos novos, bem conservados e motoristas satisfeitos, saudáveis, treinados e bem controlados, certamente, Vossa Senhoria, não terá as contrariedades de ver carros pegando fogo e acidentes com mortes e feridos. Saudações.

VIVA UBATUBA! Que venham veículos novos para a Secretaria de Saúde!

Corsino Aliste Mezquita
corsinoaliste@hotmail.com


Nota do Editor: Corsino Aliste Mezquita, ex-secretário de Educação de Ubatuba.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.