28/08/2025  10h43
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
30/06/2009 - 09h01
Mudança de rumos: sugestões
Corsino Aliste Mezquita
 

A precariedade dos serviços prestados, na Prefeitura de Ubatuba, por apadrinhados despreparados e contratados em comissão, é de todos conhecida. Não possuindo habilitação necessária não reúnem condições para prestar serviços de qualidade. Nem vontade, alguns, tem de trabalhar. Para que se esforçar? Ninguém cobra e o salário chega no final do mês.

Retrato semelhante é apresentado por contratados das APMs, terceirizados e eventuais permanentes. Todos eles trabalham em total insegurança, sem assumirem vínculos permanentes com os serviços, sem saber o que vai acontecer amanhã, com salários aviltantes e, em alguns casos, sem terem seus direitos trabalhistas reconhecidos e respeitados. Trabalham por necessidade e por não terem outra opção. Nada podem programar para o futuro por não terem perspectivas de futuro.

Para resolver parte desse quadro negro e caótico cabem algumas sugestões simples, baratas e de fácil execução. Certamente o ambiente e a qualidade dos serviços melhorariam na administração municipal.

· DE IMEDIATO: Nomear todos os Agentes Administrativos, já classificados em concurso, ministrar-lhes treinamento em serviço, durante trinta dias, e alocar-lhes funções próprias de seus cargos, nas secretarias das escolas e em outras repartições da Prefeitura. A providência resolveria vários problemas existentes e vitalizaria o Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU.

· Acabar já e para sempre com todas as perseguições políticas e o deslocamento de funcionários efetivos de seus cargos e funções, que prestaram durante muitos anos com eficiência e probidade, porque apoiaram outro candidato ou possuem idéias políticas diferentes.

· Criar Plano de Cargos e Salários para todos os cargos da Prefeitura com sistema de promoções por: Aperfeiçoamento profissional, Níveis escolares conquistados, Tempo de serviço, Assiduidade e Mérito. Essa providência foi promessa quando da elaboração do Estatuto.

· Abrir concurso de provas e títulos para todos os cargos da Prefeitura, nomear os aprovados, treina-los em serviço e acabar com terceirizações, eventuais permanentes, comissionados inconstitucionais, prestadores de serviços e toda a gama de contratos temporários geradores de instabilidade e insegurança funcional.

As sugestões acima resolveriam problemas que nunca deveriam ter sido criados se, a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município de Ubatuba, fossem respeitadas.

As repartições municipais passariam a ser uma extensão da casa do funcionário e a elas dedicaria o carinho, a dedicação e o empenho que todos prestamos aquelas coisas que nos garantem a sobrevivência e a realização dos ideais.

VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem perseguidores de funcionários.

Corsino Aliste Mezquita
corsinoaliste@hotmail.com


Nota do Editor: Corsino Aliste Mezquita, ex-secretário de Educação de Ubatuba.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.