28/08/2025  23h38
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
18/07/2009 - 19h04
Vacina ajuda a evitar doenças de inverno
 
 

Com a chegada do inverno, aumentam muito os riscos de doenças respiratórias acometerem crianças, sobretudo nos primeiros anos de vida. As temperaturas mais baixas, poluição do ar e a maior convivência em ambientes fechados favorecem diversos problemas respiratórios. Muitas bactérias e vírus passam a se espalhar mais facilmente e causam desde resfriados até complicações severas relacionadas às doenças pneumocócicas. "Nessa época do ano é muito frequente dobrar ou até triplicar os casos de problemas respiratórios nos consultórios. Isso traz muita preocupação entre os pais e devemos ficar bem atentos", diz Renato Kfouri, pediatra e diretor da Associação Brasileira de Imunizações (Sbim).

Gripe suína

Numa época de pandemia de gripe suína, os problemas respiratórios adquiriram uma repercussão bem maior na atualidade, e os cuidados hoje envolvem uma verdadeira questão de saúde pública. De acordo com o médico, as infecções respiratórias, bem mais constantes no inverno, são porta de entrada para as doenças pneumocócicas, como pneumonia e meningite pneumocócica, e podem levar a sequelas graves e até mortes, especialmente em crianças menores de dois anos. "Gripes e resfriados expõem as pessoas ao pneumococo, uma bactéria causadora de doenças graves. É muito importante tomar cuidados para evitar problemas respiratórios e a imunização é fundamental, principalmente para essas eventualidades", diz o médico.

O alerta principal nessa época do ano deve-se ao fato de que o sistema respiratório é o principal alvo de vírus e bactérias e pode ser afetado por uma série de eventualidades respiratórias. Pneumonia, sinusite e otite média aguda entre outros problemas de saúde fazem com que muitas pessoas procuram clínicas e hospitais em busca de cuidados médicos para essas doenças. "A transmissão dessas doenças é mais frequente e mesmo sendo doenças sazonais, as complicações e até a letalidade devem ser consideradas", diz Kfouri.

Vacina

Muitas dessas doenças podem ser evitadas com vacinação e nesse período do ano a atenção dos pais é bem maior diante de problemas respiratórios. Uma recomendação médica relacionada a doenças de inverno é a vacina pneumocócica conjugada 7-valente, que está disponível no mercado brasileiro para combater também a pneumonia e meningite. A vacina faz parte do calendário da Sociedade Brasileira de Pediatria, Associação Brasileira de Imunizações, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e está no programa de imunização de mais de 35 países. A vacina pneumocócica conjugada 7-valente pode ser encontrada gratuitamente nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para crianças com necessidades especiais, como bebês prematuros (menos de 35 semanas); portadores de diabetes, asma grave, síndrome de Down entre outras. Essa vacina deve ser tomada num esquema de quatro doses (aos dois meses, depois aos quatro e seis meses e reforço após o primeiro ano de vida), mas crianças até os cinco anos de idade podem tomar, tendo apenas que ajustar o número de doses.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.