28/08/2025  17h31
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
02/08/2009 - 06h46
“Não votei no Sarney nem para senador”
Márcio Chalegre Coimbra - Parlata
 

As suspeitas de que o governo Lula esteja jogando contra José Sarney são cada vez maiores. Como já disse aqui, a estratégia do "bate e assopra" funcionou até o momento, mas as reais intenções por trás de tudo isso pode estar começando a se confirmar.

Orientado por pesquisas internas a se descolar de José Sarney, que carrega a crise em seu colo, Lula cada vez mais se afasta do ex-Presidente. Primeiro delegou a função de defesa aos assessores, agora, em outro momento, já diz que nada tem a ver com isso. Medo de contaminar o governo e a candidatura Dilma?

Pode ser. Mas de onde surgem as denúncias que cada vez mais encurralam o senador Sarney e outros tantos em diversos casos de repercussão? Enquanto o ministro da Justiça Tarso Genro acusa advogados, o Presidente do STF, Gilmar Mendes, acusou a própria Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça e a Tarso Genro, de vazar informações sigilosas de inquéritos de acordo com interesses políticos. As gravações envolvendo Sarney foram foram realizados pela Polícia Federal durante a operação Boi Barrica.

Talvez a mesma mão que afague Sarney, seja a mesma que trabalhe contra ele. Resta saber o desfecho dessa história. Se realmente se confirmar uma manobra interna do governo para derrubar Sarney, o apoio do PMDB a Dilma pode ruir, assim como suas chances de ocupar o Planalto do Planalto no lugar de Lula. Um grande erro político pode estar sendo gestado.


Nota do Editor: Márcio Chalegre Coimbra é analista político, editor-chefe do site Parlata, desde 2003. Mestre em Ação Política pela Universidad Rey Juan Carlos, com passagens acadêmicas pela FGV, UFRGS, Unisinos e Harvard Law School. Possui experiência internacional com passagem pela Fundación FAES e o Partido Popular em Madri, Espanha e como analista-chefe do Hayek Institute em Viena, Áustria. Nos Estados Unidos trabalhou com o Leadership Institute e o Partido Republicano. No Brasil trabalhou como consultor na Patri e como Diretor na Governale, atendendo clientes nacionais e internacionais. Como Professor, na Universidade Católica de Brasília e no UniCEUB, orientou pesquisas na área de relações governamentais e internacionais Autor da obra "A Recuperação da Empresa: Regimes Jurídicos Brasileiro e Norte-americano", Ed. Síntese - IOB Thomson. Responsável pelo Blog Diários da Política (marciocoimbra.blogspot.com).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.