28/08/2025  17h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
22/08/2009 - 05h28
Alguém mentiu
Márcio Chalegre Coimbra - Parlata
 

A oposição esperava munição contra o governo. A tropa de choque governista estava pronta para a intimidação. Lina Vieira esteve na CCJ do Senado esta terça-feira e reafirmou aquilo que havia falado aos jornais, ou seja, Dilma Rousseff teria pedido para "agilizar" a fiscalização do filho de Sarney na Receita Federal.

Para a oposição o mais importante foi a confirmação de que sim, ela esteve com a ministra Dilma. Como a Ministra da Casa Civil nega tal encontro, alguém está mentindo. Se confirmada a mentira, em um país sério, Dilma teria que sair que cena. No Brasil, dorme na Câmara dos Deputados um pedido do deputado Ronaldo Caiado para liberação das imagens de segurança do Planalto que mostram com quem está a verdade.

Para o governo, o mais importante foi Lina Vieira dizer que não sentiu-se pressionada. Tudo bem, mas se não sentiu-se pressionada, tal encontro existiu, e neste caso, a Ministra Dilma faltou com a verdade quando negou o encontro.

Além disso, acredito que por "agilizar" a fiscalização do filho de Sarney, entende-se prejudicá-lo, ao contrário do que foi entendido. Sou partidário da tese de que o governo é quem realmente joga e trama contra Sarney nos bastidores.

Mas bom mesmo seria ver a acareação entre Dilma e Lina. Esta última já topou, resta saber o que fará o Planalto. Para evitar a ida de Dilma, o governo precisa do PMDB e o PMDB precisa dos votos do governo para manter Sarney na Presidência. Já sabemos o final dessa história.

Voltando a Lina e Dilma. Alguém mentiu. Entretanto só uma delas tem histórico neste quesito.


Nota do Editor: Márcio Chalegre Coimbra é analista político, editor-chefe do site Parlata, desde 2003. Mestre em Ação Política pela Universidad Rey Juan Carlos, com passagens acadêmicas pela FGV, UFRGS, Unisinos e Harvard Law School. Possui experiência internacional com passagem pela Fundación FAES e o Partido Popular em Madri, Espanha e como analista-chefe do Hayek Institute em Viena, Áustria. Nos Estados Unidos trabalhou com o Leadership Institute e o Partido Republicano. No Brasil trabalhou como consultor na Patri e como Diretor na Governale, atendendo clientes nacionais e internacionais. Como Professor, na Universidade Católica de Brasília e no UniCEUB, orientou pesquisas na área de relações governamentais e internacionais Autor da obra "A Recuperação da Empresa: Regimes Jurídicos Brasileiro e Norte-americano", Ed. Síntese - IOB Thomson. Responsável pelo Blog Diários da Política (marciocoimbra.blogspot.com).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.