28/08/2025  17h59
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
25/08/2009 - 08h03
Caminhar não é um santo remédio
 
 

Se tem um exercício recomendado por 10 entre 10 especialistas é a caminhada. Mas um estudo recente mostra que, na terceira idade, essa atividade tão democrática não é um santo remédio. Para os idosos, o grande desafio é vencer a perda da força muscular e para isso, só caminhar não basta. A afirmação é do American College of Sports Medicine que elaborou novas recomendações de atividade física para idosos. Na lista, ênfase para exercícios de força e de flexibilidade.

“Os idosos precisam aumentar a força. Afinal, desde abrir uma garrafa ou simplesmente levantar é preciso força muscular. Isso se consegue basicamente com musculação”, comenta o médico especialista Dr. Vicente Carlos F. Macedo.

Para ele, ficar em pé numa fila de supermercado ou mesmo no ônibus, não faz tão mal para o idoso como parece. “Apesar de ser uma regra de etiqueta dar a preferência para o idoso se sentar, por exemplo, essa é uma das chances que ele tem de fortalecer a musculatura das pernas”, comenta o médico.

O novo documento publicado pelos norte-americanos também revela que, embora seja impossível evitar o envelhecimento, o exercício regular minimiza os efeitos deletérios da idade, aumenta a expectativa de vida e diminui o desenvolvimento de certas doenças crônicas. “Vemos todos os dias no consultório. Quem se exercita tem melhoras significativas. Desde a saúde física até a mental. Hoje já se tem estudos comprovando que a atividade física diminui o risco da senilidade e de Alzheimer”, conclui Macedo.

“Parece exagero, mas no consultório a gente percebe a diferença quando atendemos um paciente acima dos 50 que faz exercícios musculares regularmente. É outro homo sapiens”, brinca Dr. Vicente Carlos. A incidência de osteoporose, diabetes, infarte e derrames também é muito baixa em quem pratica atividades. “Portanto, acredito que estas recomendações são atuais e confirmadas por medicina baseada em evidências”, atesta o médico.

As novas recomendações

Exercícios aeróbicos: pelos menos 30 minutos por dia, ou 150 minutos na semana.

Exercícios de flexibilidade: duas vezes por semana, de forma moderada.

Exercícios de força: duas vezes por semana, de forma moderada. De 8 a 10 exercícios, com séries de 8 a 12 repetições.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.