28/08/2025  11h19
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
01/09/2009 - 11h03
O homem se rende ao Botox
Bhertha M. Tamura
 
Eles retornam fielmente às consultas e se submetem aos procedimentos invasivos sem pestanejar

Nós nos transformamos em consultores dos homens. Por quê? Há anos oferecemos tratamento especial para o homem. As necessidades, características, discrição e mudança de hábitos tanto sociais como no trabalho (competitividade, aparência de uma pessoa bem-sucedida, que tem tempo e condições financeiras para se cuidar) transformaram os costumes e necessidades deles.

O homem possui uma pele bastante diferente da mulher, especialmente quando lidamos com o rejuvenescimento. A pele masculina responde muito rápido aos tratamentos tópicos e aos realizados em cabine (estéticos) mais superficiais. Esse consumidor é altamente focado, pois uma vez que decide, é absolutamente fiel e obstinado para obter e manter os resultados. O homem retorna fielmente às consultas e se submete aos procedimentos mais invasivos (Botox, laser, preenchedores) sem pestanejar... Incrível, não é? Ao contrário do que pensamos, são os melhores pacientes. Sentam-se na maca de procedimento e corajosamente dizem: "Faz". As mulheres têm um comportamento muito diferente.

O Botox é o eleito por eles. Por quê? Assim como os preenchedores, a toxina botulínica traz resultados quase imediatos e duradouros. Para o homem, que costuma pensar objetivamente, como quando lida com os seus negócios, significa fazer algo cujo custo benefício é imediato e seguro.

Existem pedidos diversos, desde um resultado de completo relaxamento até o muito discreto. Os brasileiros, na grande maioria, preferem resultados discretos e, para nós dermatologistas, tratar menos a testa dá mais charme (as fotos dos maravilhosos ícones de beleza mostram que todos têm rugas na testa e, quanto mais velhos ficam, mais sensuais aparentam). A maior parte dos homens possui uma pele mais espessa e, por isso, dificilmente se percebem os pequenos pontos de sangramento (roxo) pós-procedimento.

O uso da toxina botulínica, cuja ação não se espalha, traz um resultado muito mais natural do que aqueles que têm uma maior difusão. A segurança na escolha do produto também é muito importante, pois a dose usada para o tratamento dos músculos de expressão do homem é maior do que na mulher, podendo chegar ao dobro.

Em alguns casos, são necessárias duas sessões seguidas para obter um melhor resultado. Hoje, o paciente masculino não tem mais receio de solicitar o tratamento do "visual" diretamente ao dermatologista. Todos nós sabemos que isso não muda a "masculinidade". Ao contrário, mostra que o homem finalmente está se dando o direito de cuidar da imagem, deixando para trás a ideia de ser apenas um trabalhador que supre a família.


Nota do Editor: A Drª Bhertha M. Tamura é mestre e doutora em dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMU/USP).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.