21/08/2025  09h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Terceiro Setor
03/10/2009 - 18h12
Ozanam e o empreendedorismo social
Faustino Vicente
 

As constantes transformações, provocadas pelas revolucionárias inovações tecnológicas e pelas intrigantes descobertas científicas, no século passado, tornou a longevidade das empresas um desafio diuturno no mundo dos negócios. Somente organizações com visão, missão, valores, políticas, normas de procedimentos e ações estratégicas habilmente planejadas reúnem condições para atingir marcas históricas, pois “quando achamos que sabemos todas as respostas vem o mundo e muda todas as perguntas.” A sistematização dos procedimentos da SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo - permitiu que, de Paris para o mundo, ela se transformasse numa das fontes de “polinização” da caridade – uma das virtudes teologais.

A SSVP, fundada em 1833, pelo Beato Antônio Frederico Ozanam (1813-1853), tornou a sua existência - 176 anos - uma referência internacional, no mundo do Terceiro Setor.

A operacionalização das reuniões semanais, realizadas pelas Conferências Vicentinas – celula mater da SSVP –, permite que confrades e as consócias participem de uma instituição orgânica, não mecânica, que faz da Fé (Hebreus 11, 1) a sua estrela guia. O acolhimento dos assistidos segue a metodologia de análise e solução de problemas (MASP) que nada mais é do que uma técnica aplicada, hoje, pelas empresas competitivas.

O jovem Ozanam construiu, com conduta ética, capacitação técnica e competência eclética, uma entidade que pode servir de modelo para organizações de todos os portes e segmentos, pois é capaz de fazer da promoção humana, a iniciativa mais nobre de inclusão social. Como um autêntico profeta do empreendedorismo social, ele viveu dois séculos à frente de seu tempo, pois além dos princípios cristãos de evangelização e santificação legou, ao movimento vicentino, valores como a cidadania, a inovação e a responsabilidade social, ações reverenciados, hoje, pelas classes empresariais e políticas do mundo todo, como fundamentos estratégicos da sustentabilidade econômico-social.


Nota do Editor: Faustino Vicente (faustino.vicente@uol.com.br) é advogado, professor e consultor de empresas e de órgãos públicos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TERCEIRO SETOR"Índice das publicações sobre "TERCEIRO SETOR"
25/04/2012 - 18h11 O blablablá da sustentabilidade no BB
01/01/2011 - 12h01 LBV: 61 anos de dedicação ao próximo
21/07/2010 - 17h04 Bom exemplo é multiplicador
11/04/2009 - 13h11 Lei das OSCIPS comemora dez anos
15/02/2009 - 18h09 SOS Praias conscientiza e agita o verão em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.