28/08/2025  05h12
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
31/10/2009 - 05h44
A estratégia de Aécio
Márcio Chalegre Coimbra - Parlata
 

A discussão em torno da escolha do candidato do PSDB está na pauta de discussões políticas do país. Durante esta semana as movimentações nos bastidores foram intensas, gerando alguns recados públicos enviados pelos principais candidatos pela imprensa.

Aécio Neves se movimentou muito. Esteve em Brasília e conversou com diversos partidos, do DEM ao PDT passando pelo PR, PMDB e PV. Seu objetivo é criar uma possibilidade de aliança em torno do seu nome caso seja ungido candidato pelo PSDB.

Assim, ele transmite a noção de que carrega a seu favor um aspecto aglutinador. Segundo sua idéia, uma grande coalizão poderia se formar em torno do seu nome, fornecendo a propulsão necessária para avançar nas pesquisas e vencer a eleição.

Por isso Aécio luta tanto pela definição imediata do candidato tucano. A demora na definição, prejudica sua estratégia, já que enquanto o PSDB não define seu candidato, os virtuais apoiadores de Aécio seguem fechando alianças com outros partidos e candidatos, como Dilma.

Tomando a estratégia de Aécio por base, a demora na definição do candidato favorece Serra, que do alto dos seus 41% de intenções de voto, não tem interesse em apressar o debate eleitoral. Entretanto, a aceleração no processo decisório do PSDB favorece o governador mineiro, que já colocou seu projeto em movimento.

Se tomarmos como exemplo a estratégia vencedora de Aécio para a Presidência da Câmara, sabemos que as chances de seu projeto prosperar são reais.


Nota do Editor: Márcio Chalegre Coimbra é analista político. Consultor Político da Macropolítica e Editor-Executivo do site Parlata, desde 2003. Mestre em Ação Política pela Universidad Rey Juan Carlos, com passagens acadêmicas pela FGV, UFRGS, Unisinos e Harvard Law School. Possui experiência internacional com passagem pela Fundación FAES e o Partido Popular em Madri, Espanha e como analista-chefe do Hayek Institute em Viena, Áustria. Nos Estados Unidos trabalhou com o Leadership Institute e o Partido Republicano. No Brasil trabalhou como consultor na Patri e como Diretor na Governale, atendendo clientes nacionais e internacionais. Como Professor, na Universidade Católica de Brasília e no UniCEUB, orientou pesquisas na área de relações governamentais e internacionais Autor da obra "A Recuperação da Empresa: Regimes Jurídicos Brasileiro e Norte-americano", Ed. Síntese - IOB Thomson. Responsável pelo Blog Diários da Política (marciocoimbra.blogspot.com).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.