27/08/2025  19h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
17/12/2009 - 11h09
Na praia proteja seus olhos dos raios solares
Carla Furtado
 

Exposição excessiva aos raios do sol pode desencadear problemas oculares. Uso de óculos escuros deve ser constante, principalmente no verão.

A maior parte das pessoas parece já ter se conscientizado de que, durante o verão, é preciso tomar sol com moderação, protegendo a pele com filtro solar. O mesmo cuidado, no entanto, não ocorre quando se trata da visão. "O contato sem proteção dos olhos com os raios do sol pode desencadear ou piorar diversos problemas oculares", alerta o oftalmologista Renato Braz.

Entre as alterações mais comuns estão: ceratites - inflamações na córnea, formação de pterígio - membrana fibro vascular que cresce sobre a córnea podendo distorcê-la e até mesmo cobrir a visão central, catarata e degeneração macular relacionada à idade - problema retiniano grave e sem cura que acontece após os 50 anos. "Essas enfermidades, dependendo de cada caso, surgem porque os raios UVB são filtrados pelo cristalino, a lente natural dos olhos, e os UVA pela retina, provocando alterações químicas nessas estruturas, o que em longo prazo pode acarretar tais problemas", destaca.

Proteção - O uso de óculos escuros adequados é a principal medida a ser adotada por quem deseja resguardar a saúde dos olhos. É fundamental que os óculos tenham proteção eficiente, filtrando totalmente os raios UVA e UVB. "O uso de óculos de má qualidade pode ser mais danoso que a não utilização. Pelo fato de terem lentes escuras, provocam a dilatação das pupilas, ’enganando’ os olhos e permitindo maior entrada de radiação UV", alerta Dr. Renato.

Para certificação da eficiência das lentes, os selos que atestam o filtro UV não bastam. Deve-se usar um aparelho especialmente projetado para essa finalidade chamado espectofotômetro, presente em algumas ópticas e clínicas oftalmológicas. Para complementar, chapéus e bonés também são recomendados para conter a exposição direta dos olhos aos raios solares.

Cuidados o ano inteiro - Em países tropicais como o Brasil, a proteção dos olhos deve ser estendida a todas as estações. "Os indivíduos mais propensos a desenvolver problemas decorrentes da radiação solar vivem em países de clima quente. São, principalmente, pessoas que trabalham expostas às condições climáticas, como trabalhadores rurais, esportistas, professores de natação, entre outros. Vale destacar que as crianças são um pouco mais sensíveis por terem a pupila mais dilatada que os idosos, permitindo maior entrada de raios UV nos olhos", conclui Dr. Renato.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.