27/08/2025  13h35
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
08/01/2010 - 15h09
Eis a operação turística
Aldo Leone Filho
 

Férias, cruzeiros, intercâmbio e outras viagens mais conhecidas são a referência do brasileiro para o que é turismo. É assim desde sempre e, com os preparativos para a Copa 2014 no Brasil, temos pela primeira vez a oportunidade de falar sobre a operação turística.

Turismo significa “volta” (vem do latim tourne), e os operadores estão sempre indo e voltando. Neste ano, passei três vezes pela África do Sul para garantir tudo para que os quase dez mil turistas brasileiros que vão para a Copa de 2010 aproveitem bem o evento. E é aí que o turismo se faz, muito antes do turista arrumar a mala.

O negócio turístico se confunde com a estrutura do destino. Serviços, segurança e atrações - muitas vezes históricas - devem coexistir harmonicamente. No caso da África do Sul, acompanhamos de perto a evolução. Os preparativos envolveram - assim como estamos vendo no Brasil - a avaliação esportiva, hoteleira, logística e a definição dos roteiros.

Acompanhar de perto os preparativos para o ano que vem traz grande aprendizado. Entre os desafios, havia a baixa capacidade hoteleira - apesar dos lindos hotéis - e as questões de infra-estrutura, agravadas pela distância entre os estádios, além da necessidade de adequação de serviços básicos como os de alimentação aos costumes brasileiros.

A recente divulgação dos locais de jogos da seleção brasileira indica a última etapa para o planejamento logístico - contribuindo muito com a missão das operadoras de fazer daquele momento único para o viajante. As parcerias com as redes hoteleiras e de serviços e o conhecimento do destino também são fundamentais. O staff que acompanhará os turistas é composto por guias brasileiros especializados em África do Sul, médicos e executivos, que acompanharão as excursões. Todos estão passando por treinamentos que envolvem viagens, análise dos roteiros e grandes investimentos em capacitação.

Para garantir que tudo ocorra bem, os guias partirão para a África do Sul uma semana antes da cerimônia de abertura da Copa. Ou seja, antes de vestir a camisa verde e amarela e embarcar, o turista também recebe atenção.

A preparação para 2010 sinaliza que teremos muito trabalho para organizar a Copa 2014. O primeiro desafio é que estamos falando do nosso próprio País. Para governo e entidades, é o momento de construir o Brasil que queremos para o futuro. Apesar das necessidades de investimentos em transporte e segurança, há atributos que merecem destaque, como serviços, capacidade hoteleira e belezas naturais, além da alegria, paixão pelo futebol e receptividade, peculiares ao nosso povo. Com os estádios escolhidos em diferentes regiões brasileiras, existe uma clara oportunidade de apresentarmos para o mundo a nossa potencialidade cultural e turística.

Para trazer turistas estrangeiros para cá em 2014, a operação turística é complexa. Por isso, estamos trabalhando, desde já, para fazer o turismo que o Mundo só verá daqui a cinco anos, aproveitando também a oportunidade de mostrar para Brasil que as operações brasileiras estão preparadas para isso.


Nota do Editor: Aldo Leone Filho é presidente da operadora de turismo Agaxtur e executivo da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.