27/08/2025  08h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
19/01/2010 - 15h00
Para onde vai o Brasil?
Dirceu Cardoso Gonçalves
 

A América do Sul vive um momento singular. Os governantes da Venezuela, Equador e Bolívia fazem artimanhas para continuar no poder. Os da Bolívia e Paraguai querem achacar o Brasil (e até conseguem!) através do gás, da eletricidade e do contrabando. A da Argentina, que sucedeu ao marido, enfrenta problemas de estabilidade econômica. Chile e Uruguai, com eleições livres e democráticas, dão exemplos de normalidade e maturidade política.

Como maior país do continente, o Brasil deve dar o tom desse momento, pois vai eleger, este ano, presidente, governadores, deputados e dois terços dos senadores. Qual o viés a que nós, brasileiros, seremos submetidos? Teremos o continuísmo, o neoliberalismo, ou o endurecimento das liberdades? Essa a grande questão que se coloca à sociedade brasileira, num ano que pode terminar em grandes transformações.

Depois de décadas de tutela e dúvidas, o brasileiro pode, neste 2010, finalmente, fazer valer a vontade popular. Para tanto, basta acompanhar bem de perto o debate que vai se estabelecer em torno da sucessão em Brasília e nos estados, e votar, exclusivamente, naqueles que venham de encontro aos seus interesses. É preciso analisar quem serão os candidatos, o quê eles fizeram no passado, o que pensam hoje e quais as suas propostas para o futuro. Excluindo, se possível, a competente, mas fantasiosa e nefasta atuação dos marketeiros, que recebem milhões para enfeitar seus candidatos e enganam o povo.

O governo apresenta a ministra Dilma Roussef – ex-guerrilheira anistiada – como sua pré-candidata. A oposição tem no governador de São Paulo, José Serra – ex-exilado também anistiado – como seu mais forte concorrente à presidência. Outras correntes têm também seus candidatos. O eleitor precisa ficar atento a esses personagens para, assim, poder decidir conscientemente qual deles merece o seu voto. Isso vale para presidente, governador, senador e deputado (federal e estadual). Depois de votar, não adianta se arrepender.

O governo Lula acaba de cometer uma imprudência, ao produzir o Programa Nacional dos Direitos Humanos, que abre a possibilidade de rever a anistia dos perseguidos e daqueles que os reprimiram durante o regime militar, de controlar com mão de ferro os meios de comunicação e de permitir ao governo uma série de “direitos” de feição anti-democrática. Isso leva setores mais radicais até a suporem que Lula (também anistiado) pensa em estabelecer a ditadura. Seria interessante que cada candidato, de imediato, dissesse sem meias palavras, o quê pensam desse plano, da anistia, da democracia e, principalmente, o que acham da solução até hoje dada a casos de corrupção como os sanguessugas, valerioduto, dinheiro na cueca e na meia, panetone e outros. Sem isso, nenhum deles deve merecer o voto do eleitor.

O Brasil, principal país do continente, não pode ficar preso a interesses de grupos e nem ao radicalismo de uma casta que pode se valer da democracia para instaurar o retrocesso. A sociedade e o povo devem ficar alerta e – enquanto é tempo – banir aqueles cujos ideais não sejam os da Nação (entendido como tal a reunião do povo, idioma, costumes, tradição e território).


Nota do Editor: Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo e dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.