27/08/2025  13h28
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
28/01/2010 - 17h00
E essa juventude é burra?
David Tiago Cardoso
 

Tenho vinte e cinco anos e me sinto um velho. Não escuto as músicas que tocam nas rádios, não que não sejam boas, mas porque a maioria é vazia. Não assisto a maioria dos programas da televisão, não porque não têm conteúdo, mas porque o conteúdo é ilusório. Abro o jornal e vejo as mesmas notícias, todos os dias. Não encontro nada a respeito pelo o que essa juventude que aí está esteja lutando.

Não falo em uma luta armada. Não estou querendo ver os jovens com armas na mão, sejam elas pedras ou metralhadoras. Gostaria de ver os jovens armados de inteligência. Que os argumentos fossem pedras. Que suas falas fossem metralhadoras de palavras. Mas onde está a juventude?

Está por aí. Andando por aí. Nas baladas em harmonia com as drogas. Nos bares em respeito ao etanol. Está na escola estuprando o conhecimento. Está em qualquer lugar que não a verdadeira luta pelas mudanças sociais. A sociedade só muda pela revolução? É uma idéia. Uma ideologia morta, mas que pode ressuscitar. E essa juventude é burra?

A sociedade conseguiu se transformar mais uma vez em uma massa que espera por um ditador. Seria um ciclo? A sociedade começa a não mais querer se comprometer com aquilo que aí está, quer botar a culpa em alguém que se perpetue no poder, então faz a juventude se calar. E quando a juventude se cala a ditadura é mais fácil e mais branda. Então um dia o jovem acorda e fala o primeiro "não"... e então as coisas esquentam.

Mas, não. Eu não vou esperar isso acontecer. Pegarei o meu melhor dicionário. Vou acender as tochas da consciência. E partir sozinho nessa luta? Espero que não. Vou convocar a juventude, vamos pensar e pensar juntos. Escutaremos as músicas da moral que está se apagando. Assistiremos aos debates sociológicos nas televisões feitas por eles mesmos. E que os jornais sirvam de proteção contra o frio que se aproxima.

Não quero me sentir velho. Não quero ser apagado do mapa sem ter tentado lutar. Jovem, nós precisamos de você! Ainda não sabemos pelo que lutar. Mas lutaremos até a morte!

Alguém sugere algo?


Nota do Editor: David Tiago Cardoso (mundodedavid.blogspot.com) é psicólogo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.