27/08/2025  03h24
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
02/03/2010 - 14h55
O coração de Ubatuba quer bater de verdade
Daniela Giraud
 

Será que é somente ganhar votos?

Será que é somente fazer discursos bonitos?

Será que as promessas não devem ser cumpridas?

Será que é somente ser a Capital do Surfe?

O que é amar e viver por Ubatuba?

A saúde da nossa cidade é precária e isto é fato, pouco a pouco vamos perdendo toda a credibilidade em sermos socorridos. E nossos entes querido se vão.

Então eu digo...

O postinho da Maranduba pede socorro e nós pedidos Misericórdia e Clemência. É uma obra boa, mas precisa de estrutura, capacidade e recursos para atender a população local em caso total de Urgência e Emergência. Dando-lhes a chance de pelo menos chegarem vivas até as cidades mais próximas.

Será que é muito ter uma sala como a do PS de Ubatuba?

Será que é muito ter uma ambulância UTI?

Será que é muito pedir um profissional na área da saúde que olhe com mais respeito um paciente?

Será que é muito ter um enfermeiro capacitado, que tenha pelo menos um olho clínico?

O que eu presenciei no dia 7 de fevereiro agora, marca profundamente os meus sentimentos. Meu irmão e único irmão...

Às 12h20 meu irmão sentiu dores nas pernas e com dificuldades pra andar foi levado ao postinho da Maranduba, médico deu diagnóstico dor na coluna, prescreveu uma injeção e deu-lhe um atestado de trabalho.

Chamou-o de boiola, pois meu irmão tinha trauma de agulhas, quando criança (5 anos) teve meningite e desde então não era de seu agrado tomar agulhadas.

Às 17h50 seus movimentos tanto membros inferiores e superiores não existiam mais, crise de vômito, sudorese e a PA foi a 8.

Retornou novamente a esta unidade da Maranduba, impossibilitado de andar foi levado de cadeira de rodas para ser atendido, nenhum atendente veio em seu auxílio.

Ali na presença de um Dr que se dizia médico há 30 anos, queixando-se de dores fortes no braço esquerdo e sem sentir as pernas, enquanto que o Dr debochava de seu quadro, falando que tudo não passava de “peti de bicha” que tem medo das agulhas, prescreveu diazepan, sendo que tal medicamento é para pessoas em estado de nervos.

E pasmem já estava o vendo pela segunda vez, e a ambulância do lado do postinho.

Será que era só pra enfeite?

Será que ele não queria estragar a programação dele de domingo, fazer nada, deitar-se no quarto de pernas pro ar?

O tal Dr formado há 30 anos o manteve ali, a mercê da falta total de recursos para a sua sobrevivência e o hipócrita ainda batia no peito e dizia:

- Não se preocupe está tudo sob controle.

Controle do que, de esperar a morte?

Minha mãe sugeriu que a deixasse remover meu irmão para a Santa Casa, e o Dr ainda zombou dizendo que seus colegas da Santa Casa não passavam de moleques por não saberem nada, e com ele meu irmão estaria em boas mãos. Talvez estes moleques recém formados estariam com mais afinco de mostrar serviço e salvassem a vida dele. O quadro que ele achava que estava sob controle foi por água abaixo, pois meu irmão piorou de repente e quando ele decidiu trabalhar era tarde demais. Suas manobras para tentar salvar a vida do meu irmão foram em vão, seu juramento de salvar vidas foi pro lixo e junto a sua soberba.

Será que médico chora pra salvar um paciente? Pois foi assim que este Dr adentrou no quarto para socorrê-lo, pois no momento em que meu irmão teve a crise, meu pai estava ao seu lado.

Um rapaz de 24 anos, começando a vida, cheio de sonhos e planos, com amigos de verdade e uma família que o amava, faleceu e junto todos nós. Seu coração não aguentou tanta medicação que lhe foi ministrada para encobrir o descaso do Dr.

Aí sim ele lembrou daquela ambulância ali parada, colocou o corpo do meu irmão dentro e o trouxe para a cidade, não deixando entrar nenhum acompanhante, "é morto não precisa mesmo", talvez ele quisesse ficar sozinho para pensar melhor na desculpa que iria dar para o secretário de Saúde.

Aqui na Santa Casa, meu irmão foi atendido por um médico de verdade, que ama o que faz. Tentou, tentou, mas o seu coração não voltou. Por que será né Dr de 30 anos de medicina?

E ainda teve o desplante de dizer que não iria assinar o óbito, pois não sabia a causa mortis do meu irmão. "Não era peti de bicha que não tem nada?" Por que você Dr de 30 anos de medicina não atestou isto?

Eu sei Dr a causa mortis:

Negligência, safadeza, descaso, falta de amor no que faz, arrogância de achar que é Deus, pouca vergonha e talvez uma virose rara, já que este é o diagnóstico da moda no momento.

Agradeço a este médico da Santa Casa que quis trazê-lo de volta.

A você Dr de 30 anos de medicina peço um remédio pra aliviar esta dor, este vazio, esta saudade, o corte que você abriu em meu peito e de todos que amavam o Caio, nenhuma sutura irá fechar.

Aprenda a ser mais humano e trate seus pacientes com mais apreço, como eu disse na porta da Santa Casa, você estudou pra ser médico, Deus te deu o dom pra salvar vidas e o que você fez... Bom isto só você tem a resposta.

Eduardo, voto é secreto e os meus dois votos foram seus, vamos amar Ubatuba sim e viver por ela, mas de uma forma que seja benéfica a todos. Agradeço os seus sentimentos, pois sei que são sinceros, e nós sabemos que você pode e tem capacidade para realizar melhorias e equipar aquele postinho da Maranduba, faça a diferença nesta cidade, pois você ainda tem tempo.

Agradeço também a pessoa Rogério Frediani, por nos dar apoio num momento de tamanha dor.

E você Caio, continuará vivo dentro do nosso coração, que a sua morte não seja em vão...

Familiares e amigos estaremos torcendo para que algo seja feito, para que outras pessoas não sejam vítimas como você.

Deus é a nossa força maior neste momento...

Daniela Giraud
dannygiraud@hotmail.com

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.