27/08/2025  04h01
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
24/03/2010 - 17h01
O ontem não pode ser mudado
Eder Roberto Dias
 

A origem da vida está em cada um de nós! Mas ainda não aprendemos a lidar com a sequência justa e honesta para com o meio em que vivemos. Estamos alarmados com os fatos que vem acontecendo no mundo. As chuvas excessivas, os tremores de terra, as geleiras dos pólos que se desprendem modificando o clima do planeta. Onde mora a nossa responsabilidade? Ela está no nosso comportamento, em como lidamos com a energia que emanamos e com o fluxo de alegria que não mais temos em sentir a natureza que nos cerca.

Estamos esquartejando o meio ambiente e, sem que nos demos conta, matando a nossa verdadeira essência! Fazemos parte de tudo que há ao nosso redor, unido a tudo que fazemos, sentimos, praticamos e acreditamos. Não haverá o que colher sem que esse fruto tenha sido plantado por nós. Por isso, estamos colhendo tempestades, climas absurdamente quentes em alguns países e extremamente frios em outros.

Nós, seres humanos, esquecemos de nos equilibrar na saúde de nossa liberdade. Não essa liberdade imposta por modismos ou pela prática abusiva do desrespeito. Estamos nos esquecendo que viver é o aprimoramento que deve ser praticado para o bem universal.

Há uma relação que não deve ser esquecida: nossos antepassados erraram em algumas práticas, mas seremos nós quem estabeleceremos e manteremos essa ligação para com os que ainda virão a integrar as belas terras desse planeta. Não como um ato egoístico, mas como entendimento logístico de que não podemos seguir sem que consigamos estabelecer um resultado de relação justa com nosso bem estar.

Nada será normal ou corriqueiro se não pararmos a nossa má integração para com tudo que nos cerca! A natureza lutará contra nós. Quem perderá com isso? Talvez não sejamos nós, mas a nossa consciência não se apagará após termos estado aqui!

Não usemos demagogias vazias e sem princípios para explicar o que não deve ser explicado. O sentido justo a seguir é o da prática do respeito que possa chegar aos mais jovens e constituir uma atitude que modifique o espasmo mentiroso com que vínhamos sendo criados para acreditar.

Existem valores especiais que não devem ser apagados, existem atitudes corretas que não podem ser esquecidas, pois o planeta necessita de nossa energia, de nossa consciência, de nossa virtude em estabelecer o que de melhor possamos dar. O melhor é refazermos o que estamos destruindo a muitas gerações. Devemos crer na nossa participação que, se ainda não tão bem ajustada, pode ser a de maior importância. Educar é o mais difícil, depois, a sequência acontece naturalmente!

Então, deixemos de ficar inertes e arregacemos as mangas de nossas camisas. O homem é um ser iluminado pela presença de Deus e de seus benefícios. Basta-nos acreditar e concretizaremos! O planeta está passando por dificuldades, porém, somos nós os culpados por sua dor e agonia. Juntemos nossos esforços em benefício de nós mesmos. O ontem não pode ser mudado, mas o futuro está em nossas mãos! Pense em seus filhos e nas gerações que nascerão. Eles serão a sua continuidade! O nosso presente representará a saúde ou o mal que eles herdarão. Veja o quanto sua atitude mudará o futuro de nosso planeta.


Nota do Editor: Eder Roberto Dias é autor do livro “O Amor Sempre Vence...”, publicado pela Editora Gente. E-mail: ederoamorsemprevence@bol.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.