27/08/2025  03h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
29/03/2010 - 05h02
O segredo do equilíbrio
Ernesto Haberkor
 

Tornar-se um ser humano completo não significa ser o mais inteligente, o mais saudável, o mais amável. Ser completo significa viver em harmonia, investindo sempre no equilíbrio entre “corpo, mente e alma”. Adquirir hábitos que busquem e façam desde trinômio uma filosofia de vida é a base para atingir este objetivo.

Em um mundo cada vez mais globalizado, no qual a corrida contra o tempo é inevitável, atingir o equilíbrio pode, para muitos, parecer utopia. Como conciliar uma rotina saudável com um trabalho cada vez mais tumultuado, uma alimentação fora de hora e a falta de tempo para buscarmos conhecimento e investirmos no nosso espiritual?

Atuo na área de tecnologia há quarenta anos e, ao longo de minha carreira, pude perceber que, para atingir a inovação, era preciso uma harmonia entre o hardware e o software. Um software muito bem elaborado precisa de uma máquina capaz de executá-lo. E, do que adianta uma máquina extremamente eficaz, para rodar sistemas básicos e de baixo valor agregado?

Podemos trazer esta avaliação para o nosso dia-a-dia. Assim como no mundo das máquinas, a harmonia entre o corpo, a mente e a alma é fundamental para o equilíbrio e o avanço de todo ser humano. Precisamos cuidar do nosso hardware e do nosso software constantemente.

Toda evolução, no entanto, requer uma mudança de hábito. Para ter coragem e iniciativa e efetivar esta mudança, é preciso informação. Precisamos estar informados das reais necessidades e de como uma rotina saudável contribui para melhorar a nossa qualidade de vida.

Há alguns princípios que, na minha avaliação, ajudam a buscar este equilíbrio e a melhorar a qualidade de vida. O primeiro deles é a prática regular de exercícios físicos. Estimativas indicam que fazer exercícios regulares aumenta a expectativa de vida em até três anos. Mesmo sendo atividades leves, para sentir-se bem e disposto, a prática de atividades físicas deve estar inserida na rotina. O importante é respirar, transpirar e sentir a musculatura. A prática de exercícios elimina toxinas e fortalece o corpo. Não apenas pela questão estética, mas pelo bem estar, movimentar-se é fundamental para uma vida saudável.

Para o corpo funcionar bem, precisamos analisar e avaliar o que comemos. Os alimentos são os nossos combustíveis. Muito mais que recomendação médica, alimentação balanceada representa qualidade de vida. Como diz o ditado: você é o que você come. Os alimentos são a fonte de energia para todas as demais atividades. Por isso, atenção ao que, como e quando se come deve fazer parte da rotina de todas as pessoas. Alimentar-se de forma regrada e com prazer representa mais três anos de expectativa de vida.

Dormir bem também deve estar entre as nossas necessidades e preocupações. Cada pessoa possui uma característica e uma necessidade específica. O importante é sentir-se bem e descansado. Dormir não é sinônimo de perda de tempo. Durante o sono, a gente memoriza, desintoxica e fabrica hormônios. Dormir bem também representa três anos a mais em expectativa de vida!

E como conciliar tudo isso com o trabalho e uma rotina estressante? É impossível equilibrar qualidade de vida com insatisfação profissional. Viver reclamando do trabalho faz mal a saúde. É preciso fazer o que se gosta. A maioria das pessoas passa a maior parte do dia envolvido em atividades profissionais. Assim, é preciso executar estas atividades com prazer. Construir e conquistar grandes posições no mercado de trabalho exige dedicação, esforço e suor. Por isso, é preciso querer fazer aquilo que se faz e fazer aquilo que gosta. Há uma frase que de Arthur Doyle que diz: “Trabalhar nunca me deixou cansado. Já o fazer nada me deixa completamente exausto”. Desde começo de minha trajetória profissional, a minha paixão por desenvolver softwares foi o que fez aprimorar este princípio. Gosto do que faço.

Entretanto, os princípios anteriores não funcionam sozinhos se não aliarmos informação. O ser humano necessita de atividades inteligentes o tempo todo. Ler, estudar, ensinar geram conhecimento. Desenvolver-se intelectualmente é uma atitude de valor imensurável.

Além de cuidarmos do corpo e da mente, precisamos cuidar da alma. A espiritualidade também é fundamental para o equilíbrio. Independente de religião, ter atitudes positivas e produtivas pode construir a base de uma vida com qualidade, vencedora e de sucesso em todos os âmbitos.

Qualidade de vida deve estar entre as nossas metas. Assim como no mundo da tecnologia e dos negócios, é preciso fazer um balanced scorecard da nossa vida. Definir metas e acompanhá-las constantemente. Onde e como queremos estar daqui a cinco anos? Podemos chegar onde nós quisermos. É só planejar e executar o planejado. Afinal, da vida, a gente só leva a vida que a gente leva.


Nota do Editor: Ernesto Haberkorn é um profissional de renome no mercado de tecnologia. Haberkorn é sócio-fundador da maior fabricante de softwares do Brasil. Entrentanto, Haberkorn prefere ser lembrado por ter disseminado a filosofia de vida que une natureza, esporte, trabalho, amor e saúde.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.