27/08/2025  03h27
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
30/03/2010 - 17h09
O petróleo de todos os brasileiros
Dirceu Cardoso Gonçalves
 

A mãe-natureza determinou a existência de petróleo em certos pontos do planeta. A civilização convencionou consumir essa substância fóssil como geradora de energia. O Brasil, nos anos 50, após intensa campanha, decidiu sair procurando por suas reservas e o lema resultante do movimento é “O petróleo é nosso”. Monteiro Lobato, nosso festejado escritor, chegou a ir preso porque defendeu a existência do óleo em nosso subsolo e mostrou-se indignado com a incredulidade e falta de ação dos seus contemporâneos, especialmente os governantes. Mas, no final da luta, concluiu-se que ele estava certo.

Agora, passadas quase seis décadas da constituição da grande companhia petrolífera brasileira – a Petrobras –, enfrentamos a discussão sobre quem é o dono do petróleo encontrado no subsolo. Pelo que temos de cultura petrolífera, não há dúvida que a exploração deve ficar a cargo da Petrobras, a empresa constituída para cuidar do setor. Não devemos nos esquecer de que as reservas – seja onde for – só foram identificadas através das pesquisas custeadas pela estatal e pelo governo federal. Não houvessem estas pesquisas, não haveria o petróleo brasileiro, seja na plataforma continental, no mar profundo ou no pré-sal. Tudo é conquista derivada da decisão política de procurar em território brasileiro.

A discussão sobre a distribuição dos “royalties” relativos à produção do óleo merece grandes reflexões. Os estados produtores reivindicam ficar com a parte do leão dos lucros, e o fazem em detrimento dos demais, que também são donos da riqueza encontrada no subsolo. Recorde-se que todos pagaram pela montagem da estrutura que resultou na descoberta das reservas.

Rio, Espírito Santo e até São Paulo, embora detenham a maioria dos poços já instalados e daqueles que ainda serão abertos, não podem ignorar que só tiveram seus campos prospectados e localizados em razão da existência da estrutura nacional de pesquisa, financiada com sacrifício e investimentos por todos os estados. E que o petróleo a ser retirado do seu subsolo só terá valor porque existem 27 estados consumidores e investidores. Logo, querer ficar com todos os resultados, é absurdo lesa-pátria, ou “lesa-vizinho”. A legislação nacional estabelece medidas compensatórias aos problemas ambientais causados pela exploração e a própria disponibilidade do produto dá, naturalmente, vantagens econômicas aos estados produtores. É indevido estabelecer que eles ainda tenham peso maior do que os demais, que também são donos desse bem nacional.

Espera-se que os benefícios do petróleo encontrado no subsolo brasileiro sejam irmanamente distribuídos a todos os estados e municípios – que são seus consumidores e contribuíram durante anos para a montagem da estrutura de pesquisa e prospecção – e jamais tornem-se objeto de absurdas disputas regionais e muito menos de exploração eleitoral por parte daquele que detém o governo ou dos que lhes fazem oposição.

O petróleo tem de ser “nosso” e não de apenas “alguns” brasileiros.


Nota do Editor: Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo e dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.