26/08/2025  21h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
09/05/2010 - 06h07
Para todas as mães, hoje e sempre!
Erika de Souza Bueno
 

É comum ouvirmos nesta época palavras bonitas sobre o Dia das Mães. Mas em nenhuma das belas palavras proferidas nesta data tão amada por todos nós o verdadeiro significado é superado. A beleza do ser mãe não está em letras e expressões muito bem-colocadas. Muito mais que gerar vidas, a beleza é materializada em cada gesto que conduz à paz e à esperança as vidas que um dia estiveram dentro de si.

Como todo ser humano que trabalha e luta para vencer tantas barreiras, a mãe moderna precisa se policiar ainda mais para que o carinho, a ternura, o cuidado tão especial tenham sempre espaço em sua vida em relação a seus filhos, até mesmo depois de um dia exaustivo de trabalho e de cobranças.

A mãe que não trabalha fora de seu lar também enfrenta desafios diários. Muitas vezes é tratada com desdém, pois sempre há aqueles que acreditam que, pelo fato de não exercer atividade remunerada fora de seu lar, ela não se cansa fisicamente nem psicologicamente. Convém esclarecer que tanto a mãe que profissional como aquela que não exerce atividade remunerada fora de seu lar são mulheres dignas de respeito, amor e compreensão.

Ser mãe não é desafio que todas aceitam. A vida da futura mãe passa por muitas mudanças ao se descobrir gestante. Tais mudanças podem assustar muitas mulheres, que chegam a abrir mão da bênção de gerar vidas. Por isso, a mãe que realmente cuida, zela, educa tem todo o direito de ser aplaudida não somente no segundo domingo de maio, mas em todos os demais dias do ano.

É interessante pontuar que mudanças nas nossas vidas são comuns e não deveriam ser tratadas como algo de outro mundo. A vida é feita de ciclos e cada nova fase exige de todos nós adequações, atualizações e flexibilidade. Mãe entende bem sobre tudo isso.

Mulher e mãe, muitos podem até esquecê-la e desconsiderar suas necessidades e limites. Mas, acredite, você é a melhor coisa que poderia acontecer na vida de seus filhos, e não somente nesta época de maio. Ninguém cuidaria deles como você e, se por um acaso nem eles pensam assim, deixe que o tempo prove essa verdade. As sementes que um dia você plantou certamente irão dar frutos bons para saciar a fome e a sede daqueles que estão próximos a você.

Não se esqueça que, sem você, a vida não existiria. Não desista de lutar, porque há muitos que precisam se espelhar na sua força e competência. Seja sempre luz para aqueles que estão se perdendo em esquinas escuras desta vida. Traga a paz para aqueles que ainda não sabem o real significado dessa palavra.

Feliz Dias das Mães para todas aquelas que não medem esforços para ver o brilho no olhar de seus filhos. Estando bem ajustados em seus lares, os filhos também serão fonte de amizade, carinho e afeto, da mesma forma que o ser mãe é para todos nós - tanto em maio como em todos os demais momentos.


Nota do Editor: Erika de Souza Bueno é Consultora-Pedagógica de Língua Portuguesa da Vitae Futurekids - Planeta Educação. Professora de Língua Portuguesa e Espanhol. Articulista sobre assuntos de língua portuguesa e família. Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.