26/08/2025  18h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
23/06/2010 - 18h30
Sorvete no inverno. Claro, por quê não?
 
 
Quem insiste em relacionar o consumo do sorvete ao clima de verão, perde a oportunidade de optar por um alimento nutritivo, com baixas calorias e que ajuda o organismo a produzir energia - especialmente nos dias frios

Com o início do inverno, o sorvete é um dos alimentos com maior queda de consumo no mercado nacional. Alguns mitos, como o que ele provocaria dores ou irritação na garganta, são alguns dos fatores que explicam essa redução. Curiosamente, os brasileiros mantêm o hábito de tomar cerveja gelada, mas preferem esquecer o sorvete e tachá-lo como vilão nessa época do ano. O mesmo não acontece em países europeus, em que o consumo do produto é cerca de 3 vezes maior que no Brasil, além de ser uma das alternativas prediletas de lanche ou sobremesa - mesmo em temperaturas abaixo de zero.

Para acabar definitivamente com esse mito, um estudo encomendado pela ABIS - Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes -, confirma que os europeus fazem uma excelente escolha ao consumirem sorvete em qualquer época do ano. Isto porquê o produto contém proteínas, açúcares, gordura vegetal, vitaminas, cálcio, fósforo e minerais. Segundo especialistas, esses nutrientes são essenciais para o corpo humano, especialmente durante o inverno, quando o organismo precisa produzir mais energia e gerar mais calor, mantendo a temperatura corporal em torno de 37°C.

"O sorvete, une, em um só produto, alegria, sabor, aspectos nutritivos, além de ser benéfico à saúde. A maioria das pessoas gosta bastante, porquê é um produto com muita variedade e que atende a todos os gostos e necessidades. Pelo o que podemos constatar há apenas aspectos positivos em relação ao consumo do produto", afirma Thaíne Cal, gerente de marketing da Sorvetes Jundiá.

Mantenha a forma no inverno sem deixar de lado o sabor

O estudo da ABIS mostrou ainda que o sorvete, além de ser um parceiro da saúde e do bem-estar, tem uma importante característica, possui baixo teor calórico. Isto quer dizer que o consumidor, mesmo no inverno, época na qual a sensação de fome aumenta consideravelmente, pode aproveitar para saborear esse delicioso alimento sem peso na consciência.

Para se ter idéia, o sorvete possui menos calorias que um ovo frito ou um pão francês. Uma quantidade de 100 gramas do produto sabor creme possui 208 calorias, enquanto a mesma medida de pão tem 269 calorias e de um ovo frito 216.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.