26/08/2025  18h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
27/06/2010 - 12h12
Você tem certeza que conhece a sua pele?
 
 
Idade, ambiente e alimentação são alguns dos fatores que podem mudar o tipo de sua pele e descartar produtos e tratamentos utilizados por pacientes

É senso comum: para cuidar da saúde e da beleza é fundamental conhecer o tipo de pele que cada um tem. Sabonetes, produtos de tonificação e até protetores solares devem ser comprados sob essa orientação, de respeitar a especificidade de cada indivíduo. Porém, poucos se atentam para as mudanças que a pele pode sofrer e acabam utilizando tratamentos e produtos que já não são mais indicados na fase em que vivem “Pessoas com pele oleosa, por exemplo, podem ficar com a pele seca por inúmeros fatores. Quando isso acontece, os tratamentos que o paciente realizava para diminuir a oleosidade não são mais indicados e, se continuarem sendo utilizados, podem ressecar ainda mais a pele”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.

O oposto também é verdadeiro. Muitos pacientes com pele ressecada podem acabar desenvolvendo naturalmente oleosidade excessiva na pele, que piora quando continuam usando os produtos específicos para pele seca. “Por isso que o acompanhamento periódico com o especialista é tão importante, pois estamos sempre mudando o tipo da nossa pele, bem como as necessidades de cuidados”, ressalta Drª Annia.

A dermatologista explica que essa mudança depende de diversos fatores e pode acontecer sem que o indivíduo perceba. “O clima, a água quente, o ar-condicionado do escritório. Todos isso é somado e acaba promovendo essa mudança, que apesar de gradual, é rápida e pode passar despercebida”, aponta.

Rotina diária

Independente do tipo de pele de cada indivíduo, os cuidados diários são necessários e sempre os mesmos: higienização com produto neutro, tonificação, ácido para tratamento noturno e hidratante com filtro solar durante o dia. A diferença fica por conta do tipo de produto utilizado. “Pessoas com pele muito seca podem preferir loção cremosa de limpeza, em vez de sabonete líquido”, exemplifica a especialista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.