26/08/2025  15h45
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
27/07/2010 - 13h03
Inverno é a estação das frutas cítricas
 
 
Elas ajudam no controle do peso e aumentam a imunidade do organismo

Durante o inverno as temperaturas baixam, nosso corpo sente mais frio e, consequentemente, aumenta o nosso apetite. “Com o frio mais intenso precisamos de mais energia para nos manter aquecidos e, por isso, procuramos alimentos mais calóricos”, explica a nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Marina Munhoz da Rocha Balzer.

No inverno, as frutas podem se tornar fortes aliadas, pois ajudam a evitar o ganho de peso, aumentam a resistência do organismo e previnem doenças respiratórias comuns da estação. De acordo com a nutricionista, as frutas da época, principalmente as cítricas: poncã, laranja, acerola e kiwi são fontes de vitamina C. “Esta vitamina faz aumentar a imunidade, previne infecções, gripes e resfriados, além de saciar a fome”, ressalta Marina Balzer. Ela explica que a laranja e a poncã possuem fibras que regulamentam o metabolismo e a digestão.

Segundo a nutricionista, as frutas devem ser ingeridas pelo menos três vezes ao dia e sem esquecer de variar. Entretanto, mesmo que as frutas tenham menos calorias, devem ser consumidas sem exageros. “Se ingeridas em excesso também podem levar ao ganho de peso, exceto o limão que não tem calorias e é rico em vitamina C”, orienta.

Para Marina Balzer é também importante manter o controle na hora de se alimentar, para que os quilinhos indesejados não apareçam. “No inverno não temos o estímulo de usar roupas que mostrem o corpo, com isso, esquecemos um pouco da estética e podemos engordar”, esclarece.

Além disso, outras doenças podem ser ocasionadas pela má alimentação, como a obesidade, o colesterol elevado, a hipertensão, a gastrite e o diabetes, que podem ter relação com fatores hormonais ou genéticos. “O consumo de alimentos, como chocolates, cremes, frituras, carnes, massas e molhos com excesso de gordura deve ser controlado”, orienta e dá a dica: “para comer melhor, o que não pode faltar no cardápio são as frutas e verduras. As verduras podem ser preparadas tanto cozidas, refogadas ou nas sopas.”

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.