26/08/2025  12h25
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
21/08/2010 - 12h36
Pele de pêssego
 
 
Saiba como adiar o envelhecimento da pele

Considerado um cartão de visita, o rosto das pessoas é uma parte do corpo com mais evidência e, por isso, é também a que mais fica exposta ao sol, ao vento e a poluição. Segundo o dermatologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Maurício Sato ao iniciar o processo de envelhecimento, com o passar dos anos, as manchas e linhas de expressão também podem aparecer. “O envelhecimento da pele começa por volta dos 25 anos de idade”, aponta.

É nesse período que, principalmente, as mulheres procuram por algo que retarde esse processo. E, é aí que entram os produtos. “São produtos que atuam em quatro características principais de envelhecimento da pele: a alteração (da textura e cor), rugas, sulcos e flacidez”, enumera Dr. Sato.

De acordo com o dermatologista, os anti-idades ou também chamados de antissinais são indicados para os indícios de envelhecimento específicos da pele. “Numa pele manchada pela exposição crônica ao sol o produto tem como função o clareamento e não tratamento de rugas e flacidez”, esclarece.

O médico ressalta que as indústrias de cosméticos produzem os cremes de acordo com as faixas etárias dos clientes: 25 a 30 anos, 30 a 40 anos e 40 e acima de 50 anos. “Uma paciente de 25 anos dificilmente terá flacidez na face. Por isso, o produto deverá ter apenas filtro solar associados a antioxidantes, que têm poder preventivo”, salienta. “Já uma pele com acima de 50 anos é necessário associação de creme e procedimentos dermatológicos como, por exemplo, para as manchas o plaser-luz pulsada, para as rugas de expressão, o botox e os sulcos, o preenchimentos”, ressalta o dermatologista.

Os produtos industrializados, explica Dr. Sato, atendem as principais queixas da população e a uma demanda maior. “Já os cremes manipulados tem a vantagem de tratar a queixa dermatológica de cada paciente especificamente. Assim, há a possibilidade de utilizar maior concentração de algum componente, por exemplo, os ácidos”, esclarece. Porém, o dermatologista avisa que o tempo de validade dos manipulados é menor. “Em geral, no nosso receituário há prescrição de produtos industrializados e manipulados”, conta.

Grão de café

De acordo com o dermatologista, embora, os cremes apresentem uma função de rejuvenescimento da pele, uma alimentação balanceada também pode desempenhar um papel importante na estética facial. “O grão do café e o açaí, por exemplo, possuem substâncias antioxidantes que agem na prevenção e no tratamento da alteração da cor da pele causadas pelo sol”, aponta.

Dr. Sato também destaca os alimentos que possuem concentração de vitamina C e principalmente a vitamina E com outros procedimentos de prevenção. “A combinação de alimentos saudáveis, proteção solar e o uso de cremes preventivos ou procedimentos estéticos determinam o sucesso de qualquer tratamento dermatológico”, lembra o dermatologista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.